Reunião com a Secretaria Muinicipal de Educação e o SINSPMAR para esclarecimento sobre o Projeto APOIAR II

 Na terça-feira, dia 01/09/2020, a diretoria do SINSPMAR recebeu uma comissão de docentes I para conversarmos sobre as maiores dificuldades encontradas pelo grupo para estar colocando em prática o Projeto APOIAR II da Secretaria Municipal de Educação, que consiste em um retorno remoto das atividades escolares que passarão a contar como carga horária para os alunos dos anos iniciais da rede municipal de ensino. Este projeto consiste em atividades que devem ser planejadas pelos professores para as suas respectivas turmas e postadas em uma plataforma onde os alunos terão acesso e deverão cumprir com as atividades propostas pela escola.

Junto com o grupo de docentes o SINSPMAR decidiu agendar uma reunião com a Secretária Municipal de Educação (interina) Adriana Teixeira, para esclarecimentos das dúvidas e expectativas.

Hoje, dia 04/09/2020, o SINSPMAR foi recebido pela Secretária interina Adriana Teixeira, junto com o grupo de docentes I na sala de reunião da Secretaria de Educação de Angra.

Muitas dúvidas foram apresentadas e registradas através de um ofício encaminhado pelo SINSPMAR e respondido durante a reunião.

- Capacitação dos docentes:

Adriana Teixeira disse que os agentes de inclusão digital estão fazendo a participação das reuniões pedagógicas para sanar as dúvidas técnicas que forem surgindo. Informou que estaria reforçando o direcionamento deste apoio para que participem mais efetivamente das reuniões com as escolas e que eles tem uma carga horária de 7 horas diárias para estar à disposição das unidades.

- Início da execução do projeto:

O início do projeto estava marcado para o dia 08/09/2020, próxima terça-feira, para que os alunos iniciem os acessos às atividades. Devido a demanda, dúvidas e dificuldades a Secretaria de Educação adiou este acesso dos alunos para o dia 14/09/2020. Com isso os docentes terão mais uma semana de tempo para estar postando as atividades.

- Informações oficiais:

Como estavam aparecendo informações diferenciadas, sugerimos que todos os informes fossem oficiados através de circulares encaminhadas as unidades escolares.
A secretária interina de educação concordou e informou que haverá uma resolução no Boletim Oficial da PMAR, regulamentando as ações e projeto e serão encaminhadas circulares para as escolas, conforme as necessidades de adequação do projeto proposto.

- Carga horária dos alunos:

A carga horária dos alunos será de 7(sete) horas (dia). Serão 4 horas de atividades das disciplinas de base e 3 horas de atividades complementares. Porém os docentes estarão alimentando a plataforma com as atividades das disciplinas de base, cumprindo sua carga horária de 4 horas/dia para cada turma.

- Equipamentos para efetivação dos trabalhos:

Uma das dificuldades encontradas foi o fato de nem todos os docentes estarem com equipamentos adequados para a realização dos trabalhos sugeridos pelo Projeto APOIAR II. Sendo assim, de acordo com a Secretária Interina de Educação Adriana Teixeira, informou que estarão estudando uma forma de dar suporte para que todos realizem os trabalhos. Lembrou que a PMAR está proibida por uma Liminar de abrir as escolas e isso neste momento está sendo um grande desafio da Secretaria de Educação, visto que as escolas poderiam estar disponibilizando os computadores para os docentes. Assim que tiverem uma sugestão, estarão comunicando às unidades.

Importante também esclarecer que uma das grandes dúvidas dos docentes é se haverá alguma punição para quem não estiver em condições estruturais para efetivar seus trabalhos. Segundo a Secretária de Educação, não existe o objetivo de punir nenhum profissional, porém estarão repensando as dificuldades conforme forem aparecendo.

Quanto aos docentes que pertencem ao grupo de risco no contágio do Coronavírus e não tem os equipamentos adequados para utilizarem a plataforma, como não devem estar circulando fora de casa para evitar o contágio, a Secretaria de Educação estará também pensando em uma solução viável e estará encaminhando às unidades escolares.

O SINSPMAR aproveita para informar aos Docentes I que a partir do dia 08/09/2020, as RTI (Regime de Trabalho Integral) estarão sendo disponibilizadas e que estas já foram encaminhadas pelas unidades escolares para a Secretaria de Educação.

A Secretária de Educação Interina Adriana Teixeira, informou que encaminhou esta semana para o Recusos Humanos da PMAR, o pedido de convocação de 161 Docentes I do concurso público para serem efetivados nas vagas dos CPD (contrato por prazo determinado) que foram suspensos. Então, concursados, fiquem atentos às convocações!

A diretoria.




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