Servidores querem reajuste de 21, 75% para ativos e 24, 75% para aposentados



Assembleia oferece proposta que visa à recuperação das perdas salariais ao longo dos últimos anos e a inflação atual


O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis – Sinspmar organizou ontem, segunda-feira, 26 de março, uma assembleia extraordinária com o intuito de fornecer a proposta oficial do funcionalismo quanto à negociação salarial da categoria.

O evento foi realizado no auditório da Defesa Civil, às 17h30, com a primeira chamada sendo efetuada às 17h. Além da diretoria do Sinspmar, estavam presentes o advogado da entidade, José Antônio Gomes, e o presidente da Federação dos Servidores Públicos Municipais no Estado do Rio de Janeiro – Fesep, Marco Correa.

Depois de a diretoria do Sinspmar organizar a abertura da assembleia, expondo índices fornecidos pelo Departamento Sindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE e um quadro com o histórico das perdas acumuladas ao longo dos últimos anos, os servidores puderam explanar suas reivindicações e propostas.

O funcionalismo aprovou a proposta de índice para reajuste de 21, 75% para os servidores ativos e 24, 75% para aposentados e pensionistas, baseando-se nas perdas inflacionárias que causaram a redução dos salários ao longo dos anos. O percentual dos aposentados é maior por conta das perdas obtidas em governos anteriores, quando um abono concedido aos servidores foi incorporado ao salário e os inativos não estavam entre os beneficiados quanto à incorporação.

Além disso, também foi aprovada a proposta de reajuste no cartão refeição/alimentação Verocard, assim como a de adequação do vencimento da referência 102 para atender à lei 7898 de 7 de março de 2018, tendo em vista que a categoria em questão recebe seus vencimentos abaixo do valor do salário mínimo do estado.

Ao final da assembleia também foi eleita uma comissão de negociação salarial que vai atuar junto ao sindicato nas reuniões com o governo. O grupo já se reuniu na manhã de terça-feira, 27 de março, na sede do Sinspmar. Ele é formado pelos seguintes servidores: Maria da Conceição Costa Fernandes – 50000431, aposentada –, Kleber C. Bastos – 4500215, Sec. Municipal de Saúde –, Leomárquia Gonçalves da Silva Libório – 17135, Sec. de Educação –, Marcelo Cortez de Souza – 20170, Sec. de Governo –, Henrique Granadeiro Jr. – 20360, Sec. de Saúde –, Liliana E. Larrosa Arias – 2175, Sec. de Educação –, João José de Lima Júnior – 13623, Sec. de Administração –, Mara Christina Martins Freire – 3215, Sec. de Saúde – e Ana Maria Bezerra Barbosa – 3160, Sec. de Saúde.

O Sinspmar agora vai encaminhar a proposta aprovada pela assembleia ao governo municipal, na intenção de que o prefeito entenda a situação delicada dos servidores, que não querem amargar outro ano de perdas salariais. Uma nova assembleia será agendada para o dia 10 de abril – local a confirmar –, cujo objetivo será transmitir aos servidores os próximos passos e quaisquer novidades referentes à negociação.


Servidores em assembleia no auditório da Defesa Civil



Comentários