Sinspmar em reuniões com servidores

Zeladores, auxiliares de zeladoria, mecânicos e auxiliares de mecânico participam de reuniões com a diretoria e o jurídico da entidade; sindicato vai entrar na justiça pelos direitos dos profissionais 


Mais de 100 servidores passaram pela sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis – Sinspmar na manhã desta terça-feira, 30 de maio. Eles participaram de duas reuniões distintas, junto com a diretoria e o corpo jurídico da entidade. Os dois encontros servirão como ponto de partida para as ações na justiça a serem efetuadas pelos advogados do Sinspmar.

Na primeira reunião, realizada entre diretores do Sinspmar, o jurídico da entidade e zeladores e auxiliares de zeladoria, ficou acertado que os servidores das categorias citadas – em torno de 200 profissionais – vão entregar à diretoria um relatório com o histórico pessoal de cada um e a cópia do contracheque, na sede do Sinspmar, para mostrar quem está sendo representado pela entidade. 

O objetivo, através do documento, é transmitir ao corpo jurídico informações que serão importantes para a ação, que visa reparar erros relacionados à progressão, perda de insalubridade, desvio de função e sobrecarga de trabalho. 

Servidores das categorias envolvidas que ainda não são sindicalizados foram aconselhados pelo advogado da entidade a dar entrada ao processo de sindicalização. Desse modo, eles não pagarão pelas custas do processo, que serão pagas pela entidade. 

Servidores que não são sindicalizados não serão contemplados pela ação – no caso de vitória –, já que, apesar de se tratar de uma ação coletiva, cada caso será julgado de forma individual. O advogado do Sinspmar, José Antônio, lembrou que os servidores aposentados participarão automaticamente da ação.

Ao final do encontro, o auxiliar de zeladoria Aguinaldo Bernardo de Oliveira falou sobre o evento. “A reunião foi muito importante para a categoria. E positiva. Muitos, como eu, estão recebendo menos que o salário mínimo, e ainda perderam a insalubridade.”



Mecânicos e auxiliares de mecânico reivindicam insalubridade



Assim que o primeiro encontro chegou ao fim, a diretoria do Sinspmar e o advogado da entidade, José Antônio, reuniram-se com os mecânicos e auxiliares de mecânico, para sondar as reivindicações da classe. Eles explicaram à diretoria e ao jurídico que no começo desse governo a insalubridade deles, de 40%, foi cortada. Depois, mediante processo administrativo, eles voltaram a receber, mas num percentual inferior, de 20%.

O advogado do Sinspmar pediu outros dados e informações para que seja efetuada uma ação com o objetivo de reparar essa perda. De acordo com os profissionais presentes na reunião, já houve uma tentativa de cortar a insalubridade dos mecânicos e auxiliares de mecânico na primeira metade dos anos 90, mas os servidores, através de ação judicial, conseguiram reverter o quadro.

José Antônio disse que vai pesquisar sobre a ação citada pelos profissionais e também marcou uma nova reunião com os trabalhadores, para segunda-feira que vem, 5 de junho, às 11h, na intenção de conhecer mais detalhes sobre a situação. “O papel do sindicato é estar sempre lutando pelos interesses do coletivo e também de cada categoria profissional. Julgamos que as queixas dos servidores, nas reuniões de hoje, são totalmente pertinentes”, resumiu o 1º secretário do Sinspmar, Christiano Alvernaz. 



Diretoria do Sinspmar e o advogado da entidade em reunião com os servidores


Comentários