Greve dos servidores chega ao fim

Em assembleia realizada pelo Sinspmar na sexta-feira, funcionalismo vota pelo término da greve, motivado pelo deferimento do arresto das contas da prefeitura


O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis – Sinspmar organizou uma assembleia na manhã de sexta-feira, 16 de dezembro, no Clube Comercial, no Centro, para fornecer ao funcionalismo detalhes sobre o deferimento do arresto das contas da prefeitura e também dialogar com a base sobre os novos rumos a serem tomados quanto à greve. A grande maioria votou pelo fim da greve, apesar de entender que existem outras reivindicações que devem ser defendidas pelo sindicato.


Mais de 200 pessoas participaram da assembleia, que foi iniciada às 10h30, com o presidente do Sinspmar, Siderley Marques, falando sobre a postura do sindicato durante a greve e agradecendo aos servidores pela luta por dignidade. “Nosso sindicato não deixou, em momento nenhum, que o servidor ficasse desprotegido. O direito ao salário é para todos. De qualquer forma, temos que agradecer à força do funcionalismo. Essa vitória é dos servidores. Ganhamos uma batalha, mas a guerra continua.”

Após a explanação do presidente do Sinspmar, o advogado do sindicato, Thiago Teodoro, falou aos servidores. Ele explicou que foi arrestado especificamente do fundo relacionado ao Angraprev R$ 78. 770. 755, 99 – setenta e oito milhões, setecentos e setenta mil, setecentos e cinquenta e cinco reais e noventa e nove centavos –, para o pagamento da folha de pagamento do servidor.

Thiago também explicou que a verba arrestada do fundo do Angraprev será devolvida a partir do dia 1º de janeiro de 2018, em parcelas mensais de aproximadamente R$ 4 milhões. O advogado ainda lembrou que o Verocard vai ser pago e também desbloqueado, sem a necessidade de a verba seja originada do instituto de previdência.

O jurídico do Sinspmar também aconselhou aos servidores que a luta pelo pagamento das progressões, promoções e horas extras não deve ser esquecida, mas que há a necessidade de se estudar o momento certo para tal reivindicação. A vice-presidente do Sinspmar, Andréia Jordão, falou sobre o assunto. “Já existem conversas iniciais sobre o tema entre o sindicato e os membros do novo governo, mas só chegaremos a uma conclusão quanto à maneira de proceder ao fim de janeiro.”

Por meio do arresto, todos os servidores, incluindo aposentados e pensionistas, terão garantidos os salários de novembro, dezembro e 13º. Até sexta-feira, 23 de dezembro, os pagamentos referentes ao mês de novembro e ao 13º de 2016 estarão na conta do servidor. No dia 30 deste mês, o salário de dezembro será pago.

Depois de a diretoria do Sinspmar abrir espaço à fala dos servidores, o funcionalismo colocou em pauta a proposta de término da greve, que foi aceita pela grande maioria. No início do ano, o Sinspmar vai efetuar uma assembleia ordinária, para demonstrar aos servidores os resultados da auditoria financeira que está sendo efetuada pela atual gestão. A data, o horário e o local do evento serão divulgados nos meios de comunicação oficiais do sindicato.


Servidores em assembleia que deliberou o fim da greve do funcionalismo

Comentários