Uma festa para comemorar e protestar

(Des) comemoração do Dia do Servidor Público embalou a indignação do funcionalismo com música, bolo e sorteio de brindes; greve continua e Sinspmar faz mobilização junto com os servidores, amanhã, em frente à prefeitura


Centenas de servidores passaram pela Praça Zumbi dos Palmares, no Centro, nesta quinta-feira, 27 de outubro, na intenção de participar da ‘(des) comemoração’ organizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis – Sinspmar. O objetivo do evento foi homenagear o Dia do Servidor com alegria e também protesto, já que a categoria está em greve pelo fim dos atrasos dos salários desde o dia 13 de outubro.

O evento começou às 11h, com música mecânica e distribuição de bebidas – água e refrigerante – e cachorro-quente aos servidores. Às 12h, os músicos da banda Sereno, de Angra, subiram ao palco montado na praça, e ofereceram um show dançante ao público presente, que aprovou a mistura de forró, reggae e pop feita pelo trio.

Os diretores do Sinspmar fizeram algumas intervenções entre as apresentações. Além de parabenizar a categoria pelos importantes serviços prestados à população, eles também lembravam, a todo tempo, que o momento era de luta, de greve. “Temos que estar unidos para mostrar ao governo que os servidores não vão mais abaixar a cabeça para essa administração caótica. Nossos direitos vão ter que ser respeitados”, declarou o presidente do Sinspmar, Siderley Marques.

Por volta das 13h30, a música mecânica voltou a animar os trabalhadores, enquanto pais e mães levavam suas crianças aos brinquedos espalhados pela praça. Os filhos dos servidores se esbaldavam no pula-pula e, no palco, os músicos da Banda Kulha faziam os últimos ajustes para dar início a um show regado a clássicos do pop/rock dos anos 80.
Algumas músicas tocadas pelo conjunto pareciam ter sido escritas para estes tempos de abuso de poder por parte do governo. “Até quando esperar?”, da banda Plebe Rude, “Que país é esse?”, da Legião Urbana e “Bichos Escrotos”, do grupo Titãs, por exemplo, continuam atemporais.

Na metade da apresentação, a vice-presidente do Sinspmar, Andréia Jordão, e a diretora social do sindicato, Cassiane Carvalho, deram início ao sorteio de brindes para servidores sindicalizados. Dezenas de servidores foram agraciadas. Verde Encanto Flores, Citycol, Analô, Maria Bonita, Lanchonete Opção Light, ADS – Plano Odontológico, Sul América Seguros – Plano de Saúde –, Sonho Antigo, Aquarela, Joalheria Inglesa, Esal, Della Cosméticos, Amor Perfeito, Embelleze, Technocell, Ateliê F4, Lanchonete Doner Mania, Mirella Calçados, Averof, Lojas Unibrás, Paumar, Rei da Eletrônica, Betão da Construção, Koisas & Koisinhas e Fábrica de Bolo Vó Alzira foram os doadores dos presentes, fornecendo um apoio muito importante à festa.

Ao final do sorteio, a Banda Kulha retornou ao palco e terminou a apresentação por volta das 16h30, enquanto os servidores se deliciavam com o gigante bolo feito especialmente para a ocasião. Ainda houve tempo para que a musicista Nilza fizesse uma participação especial na festa, tocando várias músicas de forró.




Visita aos bairros, reunião inconclusiva e mobilização na praça



A semana que passou foi movimentada para o Sinspmar e os servidores. Diretores do sindicato e membros da comissão de greve visitaram bairros como Monsuaba e Parque Mambucaba, na intenção de mostrar ao funcionalismo a importância da greve, assim como aglutinar ainda mais trabalhadores ao movimento.

Na última quarta-feira, 26, às 11h, a diretoria do Sinspmar e a comissão de greve foram até o salão nobre da prefeitura para uma reunião que, inicialmente, deveria contar com a presença da prefeita. Infelizmente, apenas o secretário de Administração João Duarte participou dela, e não foram obtidas respostas a vários questionamentos da categoria, o que frustrou a todos.

O Sinspmar e os servidores seguem com a greve e, por conta disso, voltam à Praça Nilo Peçanha, em frente à sede do governo municipal, amanhã, sexta-feira, 28 de outubro, a partir das 9h. Mesmo com a mudança estratégica de feriado – de sexta para segunda, com ponto facultativo na terça, 1º de novembro, véspera de Finados –, mesmo com a ausência de uma resposta sobre o arresto e mesmo com todos os obstáculos e armadilhas impostos ao funcionalismo, o Sinspmar e os servidores continuaram na luta.

Respeito: é por isso mesmo que lutamos.

 
Diretores do Sinspmar e servidores em '(des) comemoração' pelo Dia do Servidor Público


Comentários