Servidores em greve por salários atrasados

Servidores em greve por salários atrasados  


Em assembleia, funcionalismo delibera pelo início do movimento grevista na próxima quinta-feira, 13 de outubro; Sinspmar entra com arresto para garantir o pagamento dos servidores


Em assembleia realizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis – Sinspmar ontem, quinta-feira, 6 de outubro, os servidores votaram pelo início de uma greve do funcionalismo a partir do dia 13 deste mês. O atraso do pagamento dos profissionais, que se arrasta por mais de dois anos, motivou a categoria a dar início ao movimento, que será iniciado com um protesto em frente à sede da prefeitura, às 8h, na próxima quinta.

Quase 200 servidores participaram da assembleia, que foi iniciada às 18h30, no salão de festas do Posto Texaco – Rua Prefeito João Gregório Galindo, nº 75, Centro. Antes de o Sinspmar colocar em votação a proposta de greve, a vice-presidente do sindicato, Andréia Jordão, falou sobre como andam as ações jurídicas relacionadas a garantir o pagamento dos servidores sem atraso e numa data fixa.

“Inicialmente, fizemos um processo baseado na Lei Orgânica, mas a lei foi derrubada. Por conta disso, a prefeitura começou a pagar os servidores em datas diferentes da habitual. Depois, o Sinspmar organizou um novo processo, agora, baseando-se na CLT. Atualmente, optamos por entrar com o arresto das contas da prefeitura em cima da liminar, que ainda não foi julgada. Caso a decisão seja favorável ao funcionalismo, a verba da prefeitura vai ficar voltada ao pagamento de todos os servidores, incluindo valores em atraso”, explicou Andréia.

O arresto é uma medida cautelar que se destina a assegurar o pagamento por parte de um devedor – neste caso, a prefeitura –, na medida em que retira bens da esfera de domínio dele, impedindo-o de transferir ou desviar os referidos bens para outras funções que não sejam o pagamento da dívida. A previsão é de que a questão seja julgada até semana que vem.

Após as explicações iniciais, os servidores tiveram espaço para fazer suas sugestões, críticas e propostas. A deflagração da greve foi votada pela maioria dos presentes e, passadas 72 horas relativas ao período de aviso à prefeitura, o movimento será iniciado – começa oficialmente na quinta-feira, 13 de outubro.

Outra proposta que foi aprovada pelo funcionalismo tem a ver com a criação de uma comissão de greve, formada por servidores que estarão juntos com o Sinspmar durante o movimento, ajudando na mobilização da categoria e na organização de ações que conscientizem o funcionalismo e a população quanto à importância do movimento.  O grupo é formado pelos servidores Priscila Louzada, Lauro Santana, Conceição Fonseca, Alexandra Carla, Marcelo Cortez, Liliana Larrosa, Edson de Aguiar, Alana, Márcia Fátima e Ana Maria.







 
A vice-presidente do Sinspmar, Andréia Jordão, em assembleia com o servidores: greve começa na quinta, dia 13 de outubro

Comentários