Greve é iniciada com protesto em frente à prefeitura e Sinspmar e servidores discursando na câmara


Funcionalismo quer que salários sejam pagos em dia e que o pagamento dos servidores seja efetuado em data correta


O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis – Sinspmar organizou na manhã desta quinta-feira, 13 de outubro, um protesto em frente à Prefeitura de Angra, motivado pelos constantes atrasos relacionados aos pagamentos dos servidores. Quem passou pela Praça Nilo Peçanha a partir das 8h30 viu a entrada da sede do governo municipal tomada por faixas que aludiam à luta do funcionalismo por respeito, assim como vários servidores usando adesivos com apoio à greve.

Mesmo com a prefeitura decretando ponto facultativo quinta e sexta, 13 e 14 de outubro, o movimento grevista não foi interrompido, e a diretoria do Sinspmar foi às ruas junto com os trabalhadores para mostrar o descontentamento da categoria aos cidadãos do município.

Às 9h30 os servidores e os diretores do Sinspmar adentraram o plenário Benedito Adelino. Eles foram acompanhar a sessão da câmara que acontecia naquele momento e, a convite dos vereadores, expor a situação do funcionalismo aos telespectadores da TV Câmara e às pessoas presentes no auditório do local.

O servidor da Defesa Civil Lauro Oliveira Santana, integrante da Comissão de Greve, foi o primeiro a discursar. Da tribuna, ele falou sobre a greve e a respeito da importância de o funcionalismo participar do movimento. “Hoje, começa oficialmente a greve dos servidores. A presença de cada servidor é fundamental. O sindicato somos todos nós, e se não comparecermos às ruas, não vamos atingir os objetivos que almejamos”, disse Lauro.

O presidente do Sinspmar, Siderley Marques, falou sobre a organização da greve. “O movimento está sendo feito de forma ordeira, respeitando os serviços essenciais à população”. Além disso, ele também discursou sobre a necessidade de o servidor ter uma data correta para receber seu salário. “Apesar de o pagamento dos servidores não poder mais ser baseado na data que a Lei Orgânica dita, não podemos ficar sem receber nossos salários. Sem o servidor público, esse município não funciona. Que os novos vereadores e o novo prefeito sejam solidários ao funcionalismo.”

Em seguida, a vice-presidente do sindicato, Andréia Jordão, foi convidada a falar. “A prefeitura só funciona com o serviço do servidor. Se ele não está com o salário em dia, com que cabeça ele vai trabalhar? Como ficam os atendimentos?”, questionou a vice-presidente, antes de finalizar. “O objetivo da greve é colocar os salários em dia, com uma data certa para que os servidores recebam seus pagamentos. Essa desmobilização da prefeitura, através do ponto facultativo, já é conhecida de todos. Mesmo assim, não vamos voltar até que tudo seja resolvido.”

Na segunda-feira, 17 de outubro, a diretoria do Sinspmar e os servidores voltam a protestar em frente à prefeitura, a partir das 8h. No mesmo dia, às 13h, no salão de festas do Posto Texaco – Rua Prefeito João Gregório Galindo, nº 75, Centro –, acontece uma nova assembleia da categoria, que vai deliberar sobre os próximos passos do movimento.



 
O presidente do Sinspmar, Siderley Marques, fala da tribuna da câmara a respeito do início da greve dos servidores

Comentários