Sinspmar realiza protesto pacífico na passagem da tocha olímpica

Na última quarta-feira, 27, conforme deliberado pela assembleia realizada no dia 5 de julho, a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis - Sinspmar esteve na Praça Nilo Peçanha, das 10h às 14h, durante a paralisação para protestar contra o atraso dos salários do funcionalismo público, que já ocorrem há quase dois anos (desde agosto de 2014).

A adesão dos servidores ao movimento, que já era pouca no começo das manifestações, foi diminuindo consideravelmente ao longo das semanas, culminando num total de 13 assinaturas relativas àqueles que participaram do protesto no dia 27 de julho. Mesmo assim, a diretoria do Sinspmar seguiu com a ação que havia sido deliberada pelo funcionalismo, apesar de não ter sido recebida pelo governo.

Às 18h30, os poucos servidores presentes e os representantes do sindicato participaram de um protesto pacífico na Rua Coronel Carvalho – um dos trechos de passagem da tocha olímpica pela cidade. Com cartazes que pediam o fim dos abusos com o salário do servidor, os manifestantes gritaram palavras de ordem e demonstraram a insatisfação com a atual gestão municipal. Dali, o grupo seguiu para a Praia do Anil – trecho final da passagem da tocha –, onde continuou a protestar pacificamente, até às 21h30.

O Sinspmar reforça que os protestos realizados pelos pouquíssimos servidores e pela diretoria na passagem da tocha pela Rua Coronel Carvalho e pela Praia do Anil tinham como objetivo aproveitar o evento para dar visibilidade ao movimento. Em nenhum momento o grupo tentou impedir a passagem da tocha ou apagar a chama da mesma.

Tão questionável quanto os atos isolados de alguns manifestantes, que colocaram em perigo parte do público que foi à Praia do Anil para ver a passagem da tocha olímpica, é a participação do funcionalismo nos movimentos deliberados por eles mesmos em assembleia.

O Sinspmar parabeniza aos servidores que participaram dos movimentos organizados em protesto pelo contínuo desrespeito da prefeitura com os trabalhadores.  Todas as ações jurídicas relacionadas à delicada situação do funcionalismo continuam sendo realizadas – e acompanhadas – pelo sindicato, inclusive, aquela que é relativa ao pagamento do servidor no quinto dia útil. Os informes e demais dados importantes também seguirão sendo divulgados nas páginas oficiais do Sinspmar.

Por conta da adesão mínima dos servidores aos protestos deliberados por eles mesmos, o Sinspmar reavaliou as medidas tomadas na intenção de confrontar o abuso do governo municipal e decidiu, ao menos momentaneamente, deixar de realizar as paralisações e protestos marcados para toda quarta-feira.

Diretoria do Sinspmar e servidores em protesto na passagem da tocha olímpica




Comentários