Servidores mantêm paralisações

Na última quarta-feira, 13 de julho, centenas de servidores públicos municipais ocuparam a Praça Nilo Peçanha, em frente à sede da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis, em uma manifestação que marcou a primeira de uma série de paralisações do funcionalismo, que serão realizadas até que os salários e demais pagamentos em atraso sejam efetuados.

Durante a manifestação, que aconteceu das 10h às 15h, os servidores puderam usar o carro de som para fazer críticas ao governo e falar sobre a grave situação que têm enfrentado. Eles também pediram o apoio de toda a população angrense e lembraram que, mesmo recebendo seus salários em atraso já há dois anos, têm mantido o serviço público em funcionamento.


O Sindicato dos Servidores Municipais de Angra dos Reis - Sinspmar também aproveitou o espaço para esclarecer aos presentes que o governo foi previamente informado a respeito da  manifestação e da paralisação diária. "Se eles disserem que não sabiam de todas as ações que estão sendo feitas, eles estão mentindo. Temos o protocolo do ofício que foi entregue na administração do gabinete da Prefeita Conceição Rabha", disse a vice-presidente do Sinspmar, Andréia Jordão.


Após a manifestação, a diretoria do Sinspmar e outros servidores foram recebidos no salão nobre da prefeitura pelo secretário de administração João Duarte. Entre outras reivindicações, os servidores pediram a exoneração de cargos comissionados e a dispensa de estagiários da prefeitura - medidas sugeridas para diminuir despesas e tentar resolver a questão dos salários e outros pagamentos atrasados.


De acordo com o secretário, as seguintes medidas devem ser tomadas: corte  ou limite das horas extras dos servidores; grande redução no número de cargos comissionados externos; redução da carga horária no expediente por tempo indeterminado, exceto nos setores essenciais; utilização de sistema de banco de horas. João Duarte mencionou, ainda, que alguns vereadores têm encaminhado para a prefeitura listas com nomes de funcionários em cargos comissionados que eles gostariam que não fossem exonerados, o que gerou indignação entre os presentes.


Em seguida, na assembleia organizada pelo Sinspmar, a diretoria do sindicato passou aos servidores o conteúdo da reunião com o secretário. Os servidores decidiram manter as paralisações programadas para toda quarta-feira, até que os salários e demais pagamentos atrasados sejam realizados e que seja definido um dia do mês como data única para os vencimentos de todo o funcionalismo. Conforme decisão em assembleia, na próxima quarta-feira, 20 de julho, além da paralisação, uma passeata sairá da Praia do Anil, às 10h, em direção ao Centro, onde os servidores farão uma nova manifestação, em frente à sede da prefeitura.



Comentários