Funcionalismo exige reajuste de 16, 39% e aumento no cartão de alimentação

Índice aprovado inclui perdas salariais, inflação e 1% de ganho real; sindicato e servidores vão propor acordo coletivo para que aposentados também recebam benefício de alimentação 

        
Em assembleia organizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis – Sinspmar na tarde de quinta-feira, 17 de março, no salão de festas do Posto Texaco, os servidores aprovaram o índice de reajuste que será defendido no dissídio deste ano. O funcionalismo quer 16, 39%, além de um aumento de 100% no cartão de alimentação/refeição Verocard, com a possibilidade, através de um acordo coletivo, de estender o benefício aos aposentados.

Chegou-se ao índice aprovado em estudos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE e do próprio Sinspmar, baseando-se em 4, 68% da perda salarial de 2015, 10, 71% das perdas salariais deste ano e 1% de ganho real, totalizando 16, 39%.


Aumento de 100% no Verocard e extensão do benefício aos aposentados


Os servidores também votaram pela proposta de aumento de 100% em relação ao cartão alimentação/refeição Verocard. Além disso, eles aprovaram a iniciativa de, através de um acordo coletivo, estender o benefício aos aposentados. Ainda sobre o cartão, os diretores do sindicato informaram aos servidores que o Verocard está sendo retirado nas secretarias/unidades de trabalho – o cartão dos funcionários da área da saúde está sendo entregue na Fusar. Maiores informações podem ser obtidas pela Central de Atendimento do Verocheque – (16) 4009-9530 – ou pelo site www.verocheque.com.br.

O Sinspmar recebeu um ofício da prefeitura sobre a questão da negociação salarial, que foi lido na assembleia. Apesar de a entidade esperar que o documento divulgasse o índice de reajuste proposto pelo governo, isso não aconteceu. A prefeitura afirmou que ainda não conseguiu estabelecer um índice mínimo de correção ou benefício a ser oferecido à categoria. A diretoria do Sinspmar espera uma resposta do governo até o dia 22 de março, terça-feira. Por conta disso, uma nova assembleia será realizada no dia 23 de março, quarta-feira, às 17h30, no salão de festas do Posto Texaco.


Nova proposta de prestação de serviço gratuito em saúde


Ao final da assembleia, foi discutida a questão da proposta de prestação de serviço gratuito em saúde. No cenário atual, o Sinspmar oferece três especialidades aos servidores sindicalizados – Clínica Médica, Pediatria e Ginecologia/Obstetrícia –, com um total geral de 216 consultas por mês e custo mensal de R$ 13 mil.

No novo modelo, a ideia é formalizar parceria entre o profissional de saúde e o Sinspmar, aumentando substancialmente o número de especialidades oferecidas, assim como o número total de consultas.

Para tanto, será necessário o aluguel de espaço corporativo contendo duas salas de atendimento e recepção, possibilitando a prestação do serviço especializado em saúde ao servidor e seus dependentes, em ambiente de consultório e em endereço único, criando assim uma identidade do Sinspmar em relação à prestação dos serviços.

O profissional de saúde que firmasse parceria com o sindicato utilizaria o espaço cedido pelo Sinspmar para as suas atividades profissionais, em horários fixos preestabelecidos. Em contrapartida, ele atenderia em seu turno de trabalho um total de seis servidores públicos sindicalizados previamente agendados, encaminhados pelo sindicato.

Com a nova proposta, o número de consultas mensais chegaria a 480, com o custo ainda menor do que o atual – R$ 9.950, 00 ao mês. Além disso, a quantidade de especialidades disponíveis seria muito maior – já está sendo estudado o oferecimento de serviços como o de cardiologia, pneumologia, urologia, neurologia e psicologia, entre outros. Uma assembleia específica sobre o assunto será marcada.


 
Servidores e diretoria do Sinspmar em assembleia

Comentários