Sinspmar em repúdio às Organizações Sociais

Diretoria do sindicato participou de debate sobre o assunto nesta quarta-feira

O diretor do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis – Sinspmar, Siderley Marques, e a vice-presidente, Andréia Jordão, participaram nesta manhã de um debate a respeito das recentes notícias sobre o advento da Organização Social – OS na área de saúde do município.

O evento aconteceu no Hospital Geral da Japuíba – HGJ, às 11h. Mais de 50 profissionais de saúde assistiram às explanações do presidente do Sindicato dos Médicos do Rio de janeiro – Sinmed/RJ, Jorge Darze, que também estava acompanhado da vice-presidente da entidade, Sara Padron.

Segundo Jorge Darze, as informações oferecidas através do debate são de extrema importância. “Marcamos esse encontro diante das notícias de que a prefeitura estaria com o objetivo de contratar uma OS para assumir a gestão do HGJ. Temos uma enorme preocupação com projetos dessa natureza, que privatizam a gestão das unidades públicas, pois são projetos que estão em desacordo com a constituição brasileira. No nosso entendimento, as OSs não têm condição, dos pontos de vista jurídico e técnico, de assumir a gestão de uma unidade pública de saúde.”

O presidente do Sinmed/RJ explicou que a OS burla o princípio da complementariedade da atuação da iniciativa privada no SUS. Ele também declarou que a realidade das OSs está baseada na má gestão, compra de medicamentos sem licitação, impossibilidade de controle de gastos, contratação de novos servidores da saúde sem o uso de instrumentos previstos na constituição – concurso público e processos seletivos –, realocação de servidores e na perseguição contra os servidores da saúde. “É o verdadeiro desmonte do Estado em afronta à Constituição Federal”, Resumiu Jorge.

Convidado a falar após a explanação do presidente do Sinmed/RJ, Siderley Marques foi taxativo. “O Sinspmar é contrário às OSs, não concorda com isso. Estaremos presentes em qualquer luta que envolva o funcionalismo, e temos que estar juntos, Sinmed/RJ, Sinspmar e servidores”, declara o presidente do Sinspmar.




 
Diretores do Sinspmar e profissionais de saúde participam de debate sobre a OS

Comentários