SAAE unido contra a Parceria Público-Privada

SAAE unido contra a Parceria Público-Privada

Grupo de representantes da autarquia organiza campanha contra a “privatização disfarçada de parceria” que ronda novamente o serviço

Um grupo de representantes dos servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE iniciou uma campanha contra a privatização da autarquia, perigo que atualmente atende pelo nome de Parceria Público-Privada – PPP.

Em visita à sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis – Sinspmar, o engenheiro Alexandre Giovanetti e a vistoriante Andreia Bitencourt, integrantes do grupo, relataram os temores que vêm assolando aqueles que fazem parte da autarquia. “Já não é de hoje a questão da PPP ligada ao SAAE. Tudo isso começou com a declaração do deputado Carlos Minc numa rádio local, no ano passado, afirmando que Angra estava pronta para receber esse tipo de parceria, que não deixa de ser uma modalidade de privatização”, declara Alexandre.

À época da polêmica declaração, o Sinspmar chegou a participar de uma reunião entre membros do governo e servidores do SAAE, onde os representantes da prefeitura negaram a existência de um plano de PPP voltado à autarquia. Os ânimos esfriaram um pouco, mas o funcionalismo continuou alerta. A apreensão dos servidores se justificou. “Há dois meses, mais ou menos, soubemos que a câmara recebeu uma mensagem cujo conteúdo estava relacionado à autorização de PPP’s no município”, conta o engenheiro do SAAE.

Até onde os integrantes do grupo sabem é uma lei genérica, podendo ser utilizada em qualquer área da prefeitura que se adeque ao formato da PPP. Mesmo assim, as informações relatadas por eles dão conta de que existe um ponto da mensagem em que o SAAE é citado, o que fornece ainda mais preocupação aos servidores da autarquia. “Somos funcionários que cuidam da água e do esgoto. Diversos servidores trabalham há muito tempo na autarquia. Não queremos apenas defender a garantia da estabilidade. Acreditamos na administração pública e na instituição SAAE. É por eles que lutamos”, resume Alexandre.

O grupo está organizando uma campanha para mostrar à população que o SAAE é absolutamente viável, na intenção de espantar o fantasma de uma privatização. Eles estão produzindo material gráfico, físico e digital, para divulgar os anseios e reivindicações dos servidores da autarquia. “Falando sobre a nossa área de atuação, que é o SAAE, somos contrários a qualquer tipo de PPP ou privatização. Nosso objetivo é ter acesso a todo o teor da mensagem que chegou à câmara, para que o executivo adeque o texto, tirando o SAAE dele, além de mostrar aos vereadores que eles devem votar contra ela”, finaliza Alexandre.

Além de apoiar a luta dos trabalhadores do SAAE, o Sinspmar vem intensificando publicações no site do sindicato e nas redes sociais – Facebook – com textos e vídeos que evidenciam para onde vão os recursos públicos dos contribuintes. 


  


Comentários