Greve fortalecida

 Servidores traçam novas estratégias para o movimento; SINSPMAR aguarda proposta de índice de reajuste pela prefeitura para avaliação em assembleia dia 10, antes de nova audiência de conciliação

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis (SINSPMAR) organizou uma assembleia na última quarta-feira, 3 de junho, no salão de festas do Posto Texaco, no Centro, para discutir os rumos da greve do funcionalismo público, que já passa de 65 dias.

O evento, realizado às 17h30, aconteceu um dia depois de os servidores de Angra dos Reis obterem uma importante vitória: em uma audiência de conciliação na sede do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ), na terça-feira, dia 2 de junho, o juiz Afonso Henrique Ferreira Barbosa, determinou que o ponto dos trabalhadores em greve não pode ser cortado, como pretendia fazer a Prefeitura de Angra, e que o governo municipal deverá apresentar proposta de reajuste salarial na nova audiência, marcada para o dia 16 de junho.

Mais de 150 pessoas participaram da assembleia. A presidente do SINSPMAR, Ana Maria Bezerra Barbosa, fez a explanação inicial do evento, lendo aos servidores a ata oficial da audiência de conciliação. “O juiz já começou a reunião perguntando sobre uma possível proposta da prefeitura a respeito do reajuste salarial, e os representantes do governo afirmaram que não tinham. A prefeitura também foi questionada quanto ao atraso no pagamento dos salários”, relembrou Ana Maria.

A presidente do SINSPMAR também reforçou a necessidade de que a prefeitura, antes de levar a nova proposta à audiência, transmita-a ao sindicato, para que ele, junto com os servidores, possa analisar o índice que será oferecido. Ana Maria disse aos servidores presentes que a reunião com o governo, que havia sido marcada para a manhã daquele mesmo dia, foi cancelada pela prefeitura, com a alegação de que os dados ainda não haviam sido estudados. Uma nova reunião com o governo foi solicitada pelo SINSPMAR, para a próxima terça-feira, 9 de junho.

Uma nova assembleia será realizada no dia 10 de junho, um dia após a possível reunião com a prefeitura, para apreciar a possível proposta do governo para o índice de reajuste. Na próxima semana acontecerão as aulas públicas sobre a greve, no Centro da Cidade, perto dos principais pontos de ônibus da Avenida Júlio Maria. Os servidores também aprovaram a veiculação de spots sobre a greve nas rádios da cidade, a realização de uma festa junina na tarde da quinta feira, dia 11, na Praça da Prefeitura, e o viradão cultural durante a sexta feira, dia 12 de junho.

Os servidores pedem 10,18% de reajuste (o índice da inflação anual acumulada entre os meses de março/14 a fevereiro/15, que é de 7,68%, mais 2,5% de ganho real, baseado no PIB de 2013). Como a prefeitura ainda não realizou o reajuste anual, a perda salarial do funcionalismo já passa de 11%. Os servidores também pedem o fim dos atrasos no pagamento, o que vem ocorrendo há um ano.


 
A presidente do SINSPMAR, Ana Maria, falando durante a assembleia realizada no salão de festas do Posto Texaco

Comentários