Sinspmar faz carreata antes da reunião com a prefeitura - Apesar de a greve ser legal, prefeitura afirma que pretende descontar dias parados

Servidores públicos municipais de Angra dos Reis realizaram uma nova carreata nesta terça-feira, dia 19. Desta vez, os veículos partiram do bairro do Frade, com destino ao Centro da cidade, onde ocorreu mais uma reunião entre o secretário de Administração, Acílio Peixoto, representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis (Sinspmar) e da comissão de greve. A carreata foi coordenada pelo Sinspmar, como mais uma forma de protesto da categoria nesta greve, que chega a 50 dias e é a mais longa da história do funcionalismo público angrense.

A reunião reforçou a postura antidemocrática e intransigente da Prefeitura de Angra nas negociações. O secretário de Administração novamente não apresentou nenhum índice de reajuste. Os trabalhadores pedem 10,18% (o valor corresponde ao índice da inflação anual acumulada, que é de 7,68%, mais 2,5% de ganho real, baseado no PIB de 2013). Também não foi informado nada sobre a regularização do pagamento dos salários, que estão sendo efetuados com atraso há 11 meses. Neste mês de maio, muitos servidores ainda não receberam seus salários de abril, e, a cada mês, os dias de atraso aumentam mais.

Como se não bastasse não ter nada a apresentar quanto ao reajuste e ao fim dos atrasos salariais, a Prefeitura de Angra, pela primeira vez, afirmou que pretende descontar os dias parados dos servidores em greve, o que fere o direito à greve que os trabalhadores possuem e é garantido por lei. O anúncio despertou indignação dos servidores que estavam na reunião e também daqueles que haviam chegado da carreata e ficaram em frente à sede da Secretaria de Administração, onde o encontro aconteceu. A afirmação de que a prefeitura pretende descontar os dias parados representa um retrocesso nas negociações e contraria, inclusive, as palavras do próprio secretário Acílio Peixoto, que disse na reunião anterior, no dia 13, que o abono aos dias parados é um direito do servidor.

O secretário acredita que somente em meados do mês de agosto a prefeitura poderá apresentar alguma posição quanto ao valor do índice de reajuste e quanto aos atrasos no pagamento. Desde o início das negociações, a Prefeitura de Angra vem mantendo sua posição de não oferecer absolutamente nada de reajuste (0%), não tendo apresentado nenhuma contraproposta à reivindicação dos servidores.

A greve foi iniciada no dia 1º de abril e, de lá para cá, o movimento já contou com passeatas, ocupação de prédios da prefeitura, ato público com apoio de centrais sindicais, ações cênicas, funeral do Executivo municipal e carreatas. Porém, o posicionamento da prefeitura não mudou: o reajuste oferecido é 0% e os salários seguem atrasados.

A presidente do Sinspmar, Ana Maria Bezerra Barbosa, lamentou a intransigência do governo municipal, que não leva à mesa de negociação propostas concretas e, quando apresenta algo concreto, é ameaça, como o desconto dos dias parados.

“Não tem reajuste, os salários continuam atrasados e temos que abaixar as nossas cabeças? Mas o que é isso? A inflação está corroendo os nossos salários, os servidores estão com suas contas atrasadas, pois não recebem seus salários em dia”, afirmou, indignada, a presidente do sindicato.

O Sinspmar ressalta que a Prefeitura de Angra não pode descontar o ponto de grevistas, pois a greve é legal, assim como a do ano passado. A prefeitura fez a mesma coisa no ano passado: descontou os dias parados de grevistas, mas já perdeu na justiça, em primeira instância. A decisão judicial determina que o governo municipal abone os dias descontados indevidamente.    

A carreata, que antecedeu a reunião, partiu do Frade, com faixas e cartazes, e percorreu também o bairro do Bracuí. Os veículos subiram a Angra-Getulândia em direção ao Centro. Chegando ao Centro, a carreata passou pelas ruas do Comércio e Coronel Carvalho, percorrendo também o bairro do São Bento e terminando na rua Honório Lima, onde fica a sede da Secretaria de Administração da Prefeitura de Angra.








Comentários