Servidores “comemoram” 1 ano de atrasos nos salários - Acampados em frente à prefeitura, trabalhadores fizeram ato simbólico e distribuíram bolo para a população

Acampados há quatro dias, como forma de protesto, em frente à Prefeitura de Angra, os servidores públicos municipais fizeram nesta quarta-feira, dia 27, um ato para marcar os 12 meses de atraso no pagamento de seus salários. Batizado como “Atrasildo”, um boneco foi o grande aniversariante desta cerimônia, que teve como ápice o corte de um bolo de aniversário.

“Esse bolo não é para comemorar, mas para representar os atrasos nos pagamentos dos salários, que estão completando um ano. O que a prefeitura está fazendo é uma vergonha e nós, servidores, estamos sendo prejudicados por essa vergonha, pois estamos com contas atrasadas e com dívidas porque não pagam os nossos salários em dia”, disse a professora Maria Cláudia de Almeida Ribeiro.

Os servidores estão em greve há quase 60 dias, e as negociações salariais foram interrompidas pela prefeitura, que informou só pretender voltar a dialogar no dia 15 de agosto. Com as negociações paralisadas, a categoria continua recebendo seu pagamento com até 20 dias de atraso e não há previsão de concessão de nenhum tipo de reajuste – sendo que as duas situações ferem tanto a Constituição Federal quanto a Lei Orgânica Municipal.

Acampados na praça em frente à prefeitura, os servidores montaram varais e penduraram suas contas (como água, luz e telefone) que estão em atraso, porque eles ainda não receberam o seu salário.

“Não estamos pedindo nada demais! Estamos reivindicando um tratamento digno. Todos somos trabalhadores e queremos poder pagar nossas contas e impostos em dia, o que esses atrasos estão inviabilizando. Nós estamos passando vergonha, pois a prefeitura não sabe administrar a cidade”, afirmou Maria Cláudia.

Esta é a greve mais longa realizada pelos trabalhadores do município e não tem previsão de acabar. Entre as reivindicações da categoria estão o fim dos atrasos no pagamento dos salários (o que acontece há um ano), o reajuste de 10,18% (7,68% correspondente ao índice anual de inflação, mais 2,5% de ganho real, baseado no PIB de 2013), além do abono dos dias parados nas greves de 2014 e deste ano.






Comentários