Jacuecanga recebe aulão da greve nesta sexta - Servidores expõem más condições de unidades de ensino e as razões da greve para a população

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis (Sinspmar) realiza nesta sexta-feira, dia 22, mais um aulão para explicar as razões da greve à população. Desta vez, a atividade será no bairro de Jacuecanga, em frente ao Centro Comercial do Village, e começa às 11h30. O aulão é uma iniciativa dos trabalhadores com o objetivo de levar informação sobre a greve e mobilizar servidores e a população nos diversos pontos do município.  

Nesta sexta, a greve, que já é a maior da história do funcionalismo público angrense, chegará a 52 dias. O movimento foi iniciado no dia 1º de abril e, de lá para cá, o movimento já contou com passeatas, ocupação de prédios da prefeitura, ato público com apoio de centrais sindicais (CUT, CTB e Conlutas), ações cênicas, funeral do Executivo municipal e carreatas, além dos aulões, que já foram realizados no Parque Mambucaba, Japuíba, Centro, Frade e Bracuí.

Os servidores angrenses pedem reajuste de 10,18% (7,68% correspondente ao índice anual de inflação, mais 2,5% de ganho real, baseado no PIB de 2013), o fim dos atrasos no pagamento dos salários, o que vem ocorrendo há quase um ano, e o não desconto dos dias parados nas greves do ano passado e deste ano. Até o momento, a Prefeitura de Angra vem mantendo sua posição de não oferecer absolutamente nada de reajuste (0%), não tendo apresentado nenhuma contraproposta às reivindicações.

No aulão, os servidores ressaltam que, além do reajuste salarial, a greve também pede melhores condições de trabalho, principalmente nas áreas de Saúde e Educação, o que se reflete em melhores serviços públicos prestados. Os servidores, em sua maioria professores, mostram alguns dos principais problemas das instalações de várias unidades de ensino da rede municipal.

Comentários