Servidores em passeata

Mais de 200 servidores tomam as ruas de Angra em protesto pacífico pelo reajuste salarial; assembleia nesta quinta-feira via decidir os rumos da greve

Mais um dia de protestos para o funcionalismo do município. Diretores do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis (SINSPMAR) e centenas de servidores marcaram presença num ato simbólico na quarta-feira, às 16h, numa passeata que ganhou as ruas da cidade com o intuito de repudiar o reajuste salarial de 0% oferecido pelo governo.

Um pouco mais cedo, às 14h30, membros do sindicato e integrantes da comissão de greve tiveram uma reunião com o secretário de Administração, Jorge Acílio da Costa Peixoto, para tentar reabrir as negociações referentes à data-base.

Durante o encontro, realizado na sede da Subsecretaria de Treinamento, Acílio justificou a ausência de outros secretários na reunião com a declaração de que a prefeita Conceição Rabha o escolheu como interlocutor da greve. O SINSPMAR foi direto ao assunto. “O sindicato quer que a prefeita reabra a negociação da data-base e estude com a equipe financeira a viabilidade do reajuste proposto pelos servidores, de 10, 18%, ou faça uma contraproposta, pois o 0% oferecido indignou a todos”, reivindicou a 1ª secretária do SINSPMAR, Mara Christina Freire.

O sindicato também apresentou uma série de questionamentos relativos à folha de pagamento, na tentativa de fornecer à prefeitura caminhos que auxiliem na curva de descida dos gastos. A conversa surtiu efeito: além de manter a confirmação da reunião com a prefeita, SINSPMAR e a comissão de greve, na segunda-feira, 13 de abril, o secretário de Administração também marcou um novo encontro, amanhã, 10, na intenção de aprofundar o trabalho e fornecer respostas aos diversos questionamentos do sindicato.

Passeata une servidores e seus familiares em prol da valorização do funcionalismo

Depois de um período de concentração, às 16h30 teve início a passeata dos servidores. Mais de 200 pessoas saíram de forma ordeira pelas ruas da cidade, explicando à população e aos comerciantes os motivos que levaram o funcionalismo à greve.

A passeata foi iniciada em frente à prefeitura. De lá, os servidores seguiram pela Rua do Comércio, subindo pela Igreja Matriz e continuando pela Rua Coronel Carvalho. Depois de descer pela Avenida Raul Pompeia, angariando mais servidores e simpatizantes da causa, a passeata ganhou a Avenida Júlio Maria, virando à Rua do Comércio na altura da Igreja do Carmo. Tudo terminou de forma pacífica, em frente à Igreja Matriz, quando os servidores fizeram uma salva de palmas pelo sucesso do movimento. “Nossa caminhada foi muito boa. Vamos refazer o nosso movimento, com novas passeatas e manifestações. Na quinta-feira, às 14h – hoje –, temos mais um protesto em frente à sede da prefeitura”, declarou a presidente do SINSPMAR, Ana Maria Bezerra Barbosa.

Nesta quinta-feira, 9 de abril, será realizada uma nova assembleia no Clube Comercial, no Centro, às 17h30. Durante o evento serão decididos os rumos da greve e a nova agenda de manifestações, protestos e mobilizações.


Servidores em passeata pela valorização do funcionalismo

Comentários