Servidores em greve

Governo afirma que não poderá oferecer nenhum reajuste na data base; em assembleia, funcionalismo vota pela greve

Diretores do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis (SINSPMAR) e integrantes da comissão de negociação salarial participaram na tarde de ontem, 26 de março, de uma reunião com representantes da prefeitura, para obter alguma resposta quanto à proposta do funcionalismo de reajuste salarial de 10, 18%.

O resultado do encontro, realizado na Subsecretaria de Treinamento, não poderia ser mais decepcionante: tanto o subcontrolador do município, João Duarte, quanto o secretário de Administração, Jorge Acílio, afirmaram que a prefeitura não poderia ofertar nem mesmo a reposição de perdas relacionada à inflação. “Colocaríamos o município numa posição muito difícil”, explicou o secretário de Administração.

Durante a reunião, os representantes da prefeitura citaram várias vezes o relatório do terceiro quadrimestre de 2014, que apresentou a folha de pagamento como responsável por 59, 7% da receita corrente líquida – sendo que o limite prudencial é 54%.

Os diretores do SINSPMAR lembraram que, desde 2013, o índice vem mantendo este valor, e que a prefeita e seus secretários vêm sendo alertados pelo sindicato a todo o momento, para adoção de medidas de adequação. Eles também alertaram a prefeitura quanto o direito ao reajuste anual dos servidores públicos, declarando que o governo deveria se planejar para cumprir essa lei constitucional – Artigo 37, Inciso X. “Não é do desconhecimento de ninguém a urgência de se sanear essa folha. Respeitamos o governo, mas o que estamos vendo na prática é um lamento. O que foi feito para a redução?”, declarou a primeira secretária do SINSPMAR Mara Christina M. Freire.

A reunião, iniciada às 14h30, foi encerrada às 17h. Para completar a humilhação do funcionalismo, o governo informou que os salários de março dos servidores ativos serão pagos no dia 8 de abril, sendo que apenas os aposentados receberão sem atraso – dia 31 de março.


Greve inevitável

Às 17h30 do mesmo dia, o SINSPMAR realizou uma assembleia no Clube Comercial, no Centro, para apresentar aos servidores a resposta da prefeita. Mais de 200 pessoas participaram do evento, unidas numa indignação que veio à tona quando a presidente do sindicato, Ana Maria Bezerra Barbosa, leu o ofício enviado pela prefeitura, cujo conteúdo declarava a impossibilidade de qualquer tipo de aumento aos servidores durante a data base.

Os servidores deliberaram pela greve a partir de quarta-feira, 1º de abril, respeitando o período de 72 horas necessário ao aviso das autoridades. Às 10h o funcionalismo marcará presença em frente à sede da prefeitura, para uma manifestação que será seguida por uma assembleia às 17h30.



 
Deliberação pela greve: servidores unidos contra a desvalorização

Comentários