Funcionalismo ainda mais desvalorizado


Apontado como inconstitucional pelo SINSPMAR, novo cálculo das horas extras é um duro golpe na dignidade e no bolso dos servidores

Diretores do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis (SINSPMAR) receberam, durante a semana, servidores de diferentes áreas da prefeitura, mas com reivindicações parecidas. A principal delas faz referência à mudança nos cálculo da hora extra, agora efetuados apenas em cima do salário base.

Eles relataram os problemas pelos quais vêm passando. “Em vez de cortar cargos comissionados, que tem aos montes, a prefeita preferiu tirar da gente, através do novo cálculo das horas extras. Nosso plantão está rendendo a metade do que rendia. Está sendo um grande baque para a gente”, informou um servidor.

“Estamos totalmente desmotivados. A prefeitura está valorizando apenas os cargos comissionados. Ela deve ter alguma implicância com os servidores, já que nenhum governo fez algo do tipo anteriormente”, completou outro servidor.

Os servidores ainda reclamaram da falta de material para o trabalho diário, do constante atraso no pagamento dos salários e das péssimas condições relacionadas aos veículos que transportam os trabalhadores. “Servidores com vinte, trinta anos de trabalho, hoje estão totalmente desmotivados com o que vem acontecendo. A prefeitura não prejudica apenas o funcionalismo com medidas como essa, do novo cálculo de hora extra, mas a toda a cidade”, diz um trabalhador.

A presidente do SINSPMAR, Ana Maria Bezerra Barbosa, falou sobre o tema. “É uma falta de respeito quando a prefeitura tem a atitude de beneficiar um grupo de servidores num momento e prejudicar outro em nome de uma contingência que se traduz por covardia.”

“O que foi prometido em campanha eleitoral não está sendo cumprido. Não existe transparência nos atos do governo, e o servidor não está sendo valorizado. A questão do novo cálculo de hora extra está criando um transtorno muito grande aos servidores e suas famílias. Isso sem contar o desrespeito quanto à Lei Orgânica Municipal, já que nossos salários não estão sendo pagos na data correta”, desabafou um servidor.

“Ao tentar resolver a questão da folha de pagamento fazendo a mudança de critério no pagamento das horas extras, que é ilegal e inconstitucional, a prefeitura coloca nas costas do servidor a responsabilidade por isso”, explica Ana Maria, antes de concluir. “Já apresentamos à prefeitura documentação relativa à ilegalidade no novo cálculo das horas extras, e mesmo assim, ela insiste nisso. Agora, nossos advogados estão preparando uma ação que será levada à justiça, para cobrar esse direito que está sendo violado.”




Comentários