Servidores votam por paralisação e protesto

Em assembleia, funcionalismo decide parar na próxima terça-feira, 13 de janeiro; sindicatos, associações de moradores e comerciantes prometem aderir ao protesto em frente à prefeitura



“Temos que mostrar ao povo que tudo o que prejudica os servidores também prejudica a cidade”. Foi com essas palavras, em meio a palmas e gritos dos servidores, que a diretora do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis (SINSPMAR), Ana Maria Bezerra Barbosa, resumiu o sentimento daqueles que participaram da assembleia geral extraordinária efetuada na quinta-feira, 8 de janeiro, no Clube Comercial.

O evento, realizado a partir das 17h30, serviu para que os servidores decidissem, através de voto, os rumos a tomar diante do desrespeito e da incompetência do governo municipal perante o funcionalismo, através de atrasos nos salários, pagamento das férias e repasse ao AngraPrev, mudança de cálculo relativo às horas extras, descumprimento da Lei Orgânica Municipal e descumprimento de acordo do PCCR para todos.

Mais de 150 servidores participaram da assembleia, que também contou com a presença da diretoria do SINSPMAR. A presidente do sindicato fez a abertura do evento. “Na véspera do aniversário da cidade produzimos uma nota de esclarecimento à população, com tudo o que vem acontecendo no município. Pedimos que esse material passe de mão em mão, pois todos precisam saber o que está acontecendo”, informou Ana Maria, antes de completar. “Também estamos organizando reuniões com outros sindicatos, lojistas e associações de moradores, por entender que o que a prefeitura vem fazendo com a cidade atinge a todos os setores.”

Após a abertura da assembleia, os diretores do SINSPMAR, com apoio do advogado do sindicato, Márcio André da Silveira, detalharam aos servidores cada ação judicial que vem sendo efetuada. Processos sobre o atraso do pagamento de 1/3 de férias, mandado de segurança contra o desconto dos dias de greve, mandado de segurança relativo à abstenção da obrigação de reposição da greve, ação coletiva referente ao atraso de pagamentos de remuneração, 13º salário e férias – ação de obrigação de fazer –, faltas da greve e ausência de pagamento de horas extras como reposição, atraso do pagamento de 1/3 de férias – janeiro de 2015 –, mudança no cálculo das horas extras e atraso referente ao repasse do AngraPrev.

Após as explanações, a diretoria apresentou proposta de paralisação no dia 13 de janeiro, próxima terça-feira, com ato público em defesa dos direitos e interesses dos servidores e da população. A escolha da data é estratégica: diferente da atual gestão do governo, o sindicato respeita as leis e regras vigentes, divulgando a paralisação com 72 horas de antecedência e mantendo as áreas e serviços essenciais funcionando.

A proposta foi aceita. O movimento acontecerá às 10h, em frente à prefeitura. O funcionalismo também deliberou que no mesmo dia, às 16h, deverá ser realizada uma assembleia no salão de festas do posto Texaco – Rua Prefeito João Galindo nº 75, Centro.

Os servidores tiveram espaço para colaborar com sugestões e dúvidas. Ao final do evento, a presidente do SINSPMAR declarou. “Nós queremos respeito. Quando paralisamos o nosso serviço, estamos reivindicando os nossos direitos. Temos que brigar, sim, por eles.”


Comentários