Manifesto textual da prefeitura tem baixa adesão

Texto do governo sobre a passeata do funcionalismo pelo centro da cidade foi curtido por apenas cinco pessoas no Facebook


O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis (SINSPMAR) enxerga como lamentável o texto postado no Facebook da Prefeitura de Angra dos Reis ontem, 21 de janeiro, às 11h34, intitulado “Manifestação de servidores tem baixa adesão”.

A paralisação organizada pelo SINSPMAR na terça-feira, 20 de janeiro, contou com o número de servidores que desejou ir ao evento. O sindicato trabalhou na divulgação da ação através da internet – textos e cartazes –, rádio, carros de som e panfletagem com entrega de impressos. Mesmo assim, ninguém é forçado a participar de qualquer tipo de evento. O trabalho do SINSPMAR é baseado na liberdade de expressão e escolha. Os servidores concursados não são obrigados a balançar qualquer tipo de bandeira, e não existem “chefes” no sindicato prontos para assediar aqueles que optam por não participar de algum evento. De qualquer forma, se a adesão do funcionalismo foi pequena, a da polícia foi grande. Sinal que, mesmo em número reduzido, o servidor é digno de proteção. E temor.

A maior adesão dos servidores da Saúde à passeata não quer dizer que a revolta do funcionalismo perante o atraso dos salários está relacionada a apenas um tipo de profissional. A indignação é geral e irrestrita. Se a prefeitura divulgou no citado texto que a paralisação acabou prejudicando alguns serviços, o SINSPMAR informa que sete meses consecutivos de salários atrasados, desrespeito à Lei Orgânica Municipal e negação quanto ao PCCR para todos prejudicaram – e prejudicam – sete mil servidores, incluindo cerca de mil aposentados.  Em todo o município estão acontecendo alterações significativas na vida das pessoas, diretamente ou indiretamente. Alterações negativas.

Enquanto as demais secretarias e órgãos de atendimento público do governo municipal continuam funcionando normalmente, a vida do servidor segue pautada pela anormalidade. O SINSPMAR agradece a compreensão e o comprometimento de todos os servidores. Tanto dos que interromperam suas atividades diárias e garantiram o direito legal à paralisação quanto daqueles que, por algum motivo, não puderam comparecer ao evento. Estamos todos do mesmo lado.

Prefeitura ainda não regularizou salários do funcionalismo

A despeito da manifestação dos funcionários públicos, o SINSPMAR continua lutando de maneira legal para assegurar a normalidade dos salários. Fracionado em três parcelas distintas, o pagamento de dezembro foi pago integralmente apenas na terça-feira, 20 de janeiro, quando foram depositados os salários de 954 servidores públicos com remuneração líquida acima de R$ 5 mil. Ontem, 21 de janeiro, foram pagas as horas extras do mês de novembro do ano passado. Quanto ao pagamento das férias, a previsão é de que ele seja efetuado na próxima quinta-feira, 28. A triste notícia fica por conta dos salários de janeiro. De acordo com informações oficiais da prefeitura, eles deverão ser pagos apenas no dia 6 de fevereiro. Apenas os aposentados estão previstos para receber no dia 30 deste mês.

No texto, a prefeitura ainda esclarece que “(...) os pagamentos têm sido feitos conforme a disponibilidade de recursos”. O SINSPMAR acredita que eles devem ser efetuados conforme dita a lei – neste caso, Lei Orgânica Municipal. Os canais de diálogo entre o sindicato e a prefeitura estão, sim, abertos, embora isso não signifique que os questionamentos do SINSPMAR sejam respondidos em tempo hábil ou que os pedidos de reuniões sejam sempre atendidos.

Finalizando, enquanto existir desvalorização, desrespeito e descumprimento de leis, existirá paralisação, passeata e protesto, pautados pela legalidade e pela indignação dos servidores. A quantidade de pessoas que vai aderir a esses movimentos não preocupa o SINSPMAR. Cinco, cinquenta ou cinco mil participantes, não importa: sendo sincero e desejando de forma profunda que as coisas mudem, qualquer é um capaz de sacudir o município positivamente.


Servidores em passeata realizada na última terça-feira

Comentários