SINSPMAR realiza protesto por atraso nos salários

Por cinco meses consecutivos, funcionalismo não recebe na data certa; servidores também relataram problemas referentes às compras no cartão alimentação

Mais de 70 servidores públicos participaram anteontem, segunda-feira, 3 de novembro, de um protesto realizado em frente à sede da Prefeitura de Angra, com o objetivo de chamar a atenção do governo municipal e da população para o descaso com que o funcionalismo vem sendo tratado.

Organizado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis (SINSPMAR), o ato foi realizado às 14h.  A presidente do sindicato, Ana Maria Bezerra Barbosa, efetuou diversas explanações. “Só vamos receber no dia 5 de novembro, e para completar, muitos servidores passaram vergonha quando tentaram comprar com o Bancred, no sábado, e não conseguiram. Só no domingo é que foi liberado, de acordo com vários depoimentos. Isso está nos deixando indignados”, declarou a presidente do SINSPMAR.

Ana Maria também falou sobre a promessa que a prefeita Conceição Rabha fez durante reunião com a diretoria do sindicato e a comissão de relatoria da 1ª Conferência Municipal de Servidores e Empregados Públicos da PMAR, Autarquias e Fundações, na última sexta, 31 de outubro. “A prefeita disse que vai pagar o salário de novembro e a primeira parcela do 13º na data correta. É isso que nós temos de promessa.”

Durante o protesto, também foi lida a nota de repúdio produzida pelo SINSPMAR, que narra o desrespeito da equipe de gestão da prefeitura com os direitos e benefícios dos servidores e empregados públicos da prefeitura e suas autarquias e fundações. “É isso que viemos trazer a público: a insegurança que temos passado. Fica o protesto dos servidores. O direito que nós temos não pode ser banalizado. Ele tem que ser respeitado. Como se justifica um município com uma arrecadação quase bilionária e o servidor não recebe seu salário em dia?”, questionou Ana Maria.
Assembleia delibera por ações planejadas

No mesmo dia, a partir das 17h30, o SINSPMAR realizou uma assembleia no Clube Comercial, que contou com a participação da diretoria do sindicato e de dezenas de servidores públicos. A presidente do SINSPMAR, Ana Maria, fez um resumo dos acontecimentos que marcaram negativamente a vida do funcionalismo, nos últimos meses, e declarou. “Queremos que a prefeita se pronuncie oficialmente sobre isso tudo que vem acontecendo.”

A 1ª secretária do sindicato, Mara Christina M. Freire, falou sobre a situação dos processos judiciais que o SINSPMAR deu entrada, a respeito do pagamento dos servidores públicos. “Nós entramos com um processo em agosto, solicitando obrigação de fazer e tutela antecipada, fazendo com que a justiça faça a prefeitura cumprir a lei orgânica, sendo válido para todos os meses do ano e para o 13º salário. O processo se encontra no Ministério Público”, informou.

Após as explanações do sindicato, os servidores presentes puderam expor opiniões e sugestões, assim como efetuar propostas a serem votadas. A assembleia deliberou várias propostas: organização de um movimento de choque dentro da prefeitura, com pressão diária pelo cumprimento do calendário de pagamento; produção de nota paga para ser exibida na televisão, em horário nobre, divulgando a situação da prefeitura; trabalho de panfletagem para a organização de uma mobilização com a presença de pelo menos mil servidores; manifestação em frente ao Ministério Público; contato com emissoras de TV que ofereçam quadros televisivos onde o povo pode reclamar de determinados problemas; campanha de marketing com mensagens como “Cadê o meu salário?”, “Cadê o 13º?” e “Cadê o PCCR?”. Ao final da assembleia, o SINSPMAR também organizou a comissão de choque, que será composta pela diretoria do SINSPMAR e servidores públicos.

 
A 1ª secretária do SINSPMAR, Mara Christina M. Freire, fala aos servidores durante a assembleia



Comentários