Novo atraso nos salários dos servidores gera protesto do SINSPMAR

Na parte da manhã, diretores do sindicato foram à câmara divulgar o que vem acontecendo com o funcionalismo; na hora do almoço, eles organizaram um protesto em frente à sede da prefeitura

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis (SINSPMAR) foi às ruas na terça-feira, 30 de setembro, dia que, de acordo com a Lei Orgânica Municipal, a prefeitura deveria ter efetuado o pagamento do funcionalismo. Por mais uma ocasião, o governo desrespeitou a lei, prometendo depositar os salários dos servidores até sexta, dia 3 de outubro. 

Na parte da manhã a presidente do SINSPMAR, Ana Maria Bezerra Barbosa, e seu vice, Flaviano Eugênio, participaram da sessão ordinária da câmara dos vereadores. Eles tiveram a oportunidade de falar sobre a questão. “Venho a esta casa porque o trabalho dos vereadores é fiscalizar também o poder executivo. Estamos aqui em protesto pelo atraso no pagamento dos salários dos servidores públicos, que acontece há quatro meses. Junho e julho, os servidores receberam no dia 5; em agosto receberam no dia 3, assim como vai ser em setembro. Quando temos uma injustiça como essa acontecendo, é importante que o legislativo esteja observando”, declarou a presidente do SINSPMAR, que também frisou o fato de a arrecadação da prefeitura estar em franco crescimento.

Após as explanações de Ana Maria, o vice do sindicato, Flaviano Eugênio, também falou a respeito dos atrasos. “Quero falar da indignação em relação à prefeitura quanto ao atraso do pagamento e o desrespeito com os servidores. Em mais de 25 anos de prefeitura, o salário nunca foi atrasado. Isso faz com que o servidor perca o crédito com o comércio. Outra coisa: coloquei uma faixa na entrada da prefeitura e um cidadão que é cargo comissionado arrancou a faixa. O que foi falado é que a faixa não tinha o nome da instituição responsável, por isso, não poderia ter sido estendida. Mas a faixa não estava ali sozinha. Eu estava ali como vice-presidente do sindicato”, explicou Flaviano.

Protesto em frente à prefeitura

Após a participação da presidente do SINSPMAR e seu vice na sessão ordinária da câmara, eles se juntaram a outros diretores do sindicato, às 12h, na frente da prefeitura. Com caixas de som e microfone, organizaram várias falas em protesto ao atraso dos salários do funcionalismo. “Será que vamos ter que entrar na justiça para receber nossos salários? Quando é que vamos receber nosso 13º? É obrigação de todo patrão pagar os salários em dia. Os cofres da prefeitura não estão vazios. Temos que honrar com os nossos compromissos. Trabalho na prefeitura há mais de vinte anos, e nunca aconteceu de não recebermos até o último dia do mês. É um absurdo o que está acontecendo hoje”, declarou Ana Maria.

A 1ª secretária do sindicato, Mara Christina M. Freire, também protestou. “O servidor está exausto, e o sindicato não vai se acovardar. O SINSPMAR está com um processo na justiça solicitando ‘obrigação de fazer’ ao governo municipal. Onde já se viu isso: uma prefeitura ter que responder a um processo para ser obrigada a cumprir a Lei Orgânica Municipal? Nós também estamos com representação no Ministério Público. O trabalhador precisa ser respeitado, e o servidor público mais ainda”, afirmou Mara.

O SINSPMAR, mais uma vez, seguirá tomando todas as medidas cabíveis, inclusive jurídicas, para que os servidores não sejam penalizados por uma gestão dos recursos financeiros no mínimo “confusa”.

 
A presidente do SINSPMAR, Ana Maria, durante explanação na câmara


Comentários