Servidores em estado de alerta por salários atrasados


Em assembleia realizada pelo SINSPMAR, funcionalismo mantém a postura de não admitir descumprimentos relativos aos direitos dos trabalhadores

Numa assembleia realizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis (SINSPMAR) na segunda-feira, 1º de setembro, os servidores deliberaram, através de votação, que não aceitarão ações arbitrárias por parte da prefeitura em relação a assuntos que já estejam amparados pela Lei Orgânica Municipal (LO). No caso do evento de ontem, realizado no Clube Comercial, a partir das 17h30, o tema estava diretamente ligado ao atraso do pagamento do funcionalismo, que deveria ter sido efetuado até o último dia útil do mês de competência.

Os próprios diretores do SINSPMAR já haviam dito isso ao secretário de Administração e Desenvolvimento de Pessoal, Jorge Acílio da Costa Peixoto, e à prefeita Conceição Rabha, em reuniões nos dias 28 e 29 de agosto, respectivamente. Eles também sugeriram aos representantes do governo municipal algumas alternativas para minimizar o problema, embora nenhuma delas tenha sido aceita pela prefeitura.

Mesmo que o pagamento seja depositado aos servidores na quarta-feira, dia 3, conforme prometido pela prefeitura, o SINSPMAR explicou àqueles que estavam presentes na assembleia que vai entrar com uma ação judicial no sentido de obrigar a cumprir. Ela será aplicada a todos os meses daqui para frente, inclusive para o 13º salário, solicitando que a justiça obrigue a prefeitura a cumprir o que determina a LO.

O evento foi iniciado com a fala da presidente do SINSPMAR, Ana Maria Bezerra Barbosa, que detalhou toda a ação do sindicato em relação ao assunto. Ao final da explanação, foram expostas as propostas da entidade relacionada à questão, somando-se àquelas criadas pelos próprios servidores.

O funcionalismo deliberou pelo estado de alerta quanto ao atraso do pagamento; criação de uma comissão para vigiar toda semana a entrada de receita nos cofres da prefeitura; produção de nota esclarecendo que não serão permitidos descumprimentos dos direitos dos servidores; mobilização na prefeitura, no dia 2 de setembro, e leitura de nota sobre ao tema na câmara, no mesmo dia; realização de assembleia na quarta-feira, 3, caso o pagamento não seja efetuado; audiência pública sobre a folha de pagamento.


Diretores do SINSPMAR em assembleia sobre os salários atrasados

Comentários