Oficina sobre PCCR no Frade

Primeira reunião regional organizada pelo SINSPMAR leva esclarecimento aos servidores

Aconteceu na quarta-feira, 6 de agosto, na Paróquia São Sebastião, no Frade, a primeira de uma série de reuniões regionais a respeito do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR). O evento foi organizado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis (SINSPMAR), que nesta quinta-feira, 7, está efetuando o evento na Japuíba, das 8h30 às 18h, no Centro Paroquial Nova Angra.

Os servidores presentes tiveram um dia inteiro de aprendizados relativos ao PCCR. O evento foi iniciado com a fala da presidente do sindicato, Ana Maria Bezerra Barbosa, que ofereceu um panorama geral sobre o assunto. “Queremos apresentar o estudo referente ao novo PCCR até setembro, quando a prefeitura faz a apresentação da Lei Orçamentária. Temos que ter uma estimativa de quanto tudo isso vai custar aos cofres públicos”, declarou a presidente do SINSPMAR.

As oficinas ministradas pelo SINSPMAR ao funcionalismo têm o mesmo conteúdo, e seguem um roteiro pré-estabelecido. Na parte da manhã, os servidores recebem informações sobre o processo de revisão dos PCCRS em vigor na Prefeitura de Angra, reúnem-se em grupos, para debater a importância do trabalho de cada um, e entendem quais são os princípios básicos de um PCCR – através de slides cedidos pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.

O evento é reiniciado após uma pausa para o almoço. Os trabalhos recomeçam com uma demonstração sobre as propostas existentes ligadas ao PCCR, construídas pelo SINSPMAR e pelos próprios servidores. Em grupos, os participantes discutem os novos projetos e apresentam novas contribuições. O evento é finalizado com a plenária de apresentação dos grupos, e cada participante sai da reunição com a missão de transmitir os conhecimentos adquiridos durante a oficina aos colegas.

As reuniões regionais têm o mesmo conteúdo. O servidor que desejar participar de uma delas deverá adiantar a conversa com a chefia, a respeito da liberação para o evento. O SINSPMAR fechou acordo com a prefeitura para o abono do ponto de quem participar dos dois turnos da oficina. A declaração do comparecimento é emitida ao final de cada evento.

Presente na reunião do Frade, a professora Érica Maria aprovou a iniciativa do SINSPMAR. “Achei o evento muito válido, pois é um espaço onde estamos nos informando, além de poder passar adiante o que estamos ouvindo aqui”, disse a servidora. A 1ª secretária do sindicato, Mara Christina M. Freire, finalizou o evento com um convite que se estende a todo o funcionalismo. “Queremos convidar vocês, para que sejam multiplicadores. Tem muita gente para entrar nessa conversa e, junto com o SINSPMAR, oferecer uma proposta viável ao governo.

Depois da reunião de quarta, no Frade, e a de hoje, na Japuíba, os próximos eventos acontecerão nos dias 13 e 14 de agosto, quarta e quinta, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), na Avenida Jair Toscano de Brito, s/nº, na Praia da Chácara. No dia 19 de agosto, quarta, é a vez do Parque Mambucaba, na Fundação Espírita Bezerra de Menezes, localizada na Rua Francisco Magalhães de Castro, nº 689. A última reunião será efetuada na Paróquia Santísssima Trindade Jacuecanga, na Avenida Marquês de Tamandaré, nº 33. Os eventos são iniciados às 8h30, com finalização prevista às 17h.

A proposta para a criação do novo PCCR da prefeitura, autarquias e fundações passará por conclusão e posterior aprovação durante a 1ª Conferência Municipal de Servidores Públicos da Prefeitura de Angra dos Reis, que acontecerá em setembro deste ano.


 
Servidores participam de oficina regional sobre o PCCR, organizada pelo SINSPMAR


Comentários