SINSPMAR e Sepe em evento voltado à educação

Assembleia organizada em conjunto discutiu importantes pautas educacionais
  
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis (SINSPMAR) e o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ (Sepe) organizaram uma assembleia em conjunto na quarta-feira, 28 de maio, no Clube Comercial, com o intuito de debater temas de extrema importância ligados a área.

Mais de 50 pessoas participaram do evento, realizado a partir das 18h. Representando o SINSPMAR estava o vice-presidente da entidade, Flaviano Eugênio, a 1ª tesoureira do sindicato, Valéria dos Santos Rodrigues, a diretora social do SINSPMAR, Maria Aparecida Souza dos Remédios, e a 2ª secretária do sindicato, Izabel Cristina Rodrigues; o Sepe foi representado pelo diretor Aldracir Casanova Cunha, acompanhado de outros diretores.

As propostas produzidas nas plenárias de educação anteriores foram expostas durante o evento. Os servidores presentes decidiram, após amplo debate, que os sindicatos devem se manifestar com relação ao posicionamento deliberado em assembleia, referente à reposição dos dias letivos, após manifestação oficial da Secretaria de Educação. Ficou firmado também o compromisso da reposição imediata dos conteúdos, para que os alunos não tenham prejuízo, assim como a necessidade de se informar aos responsáveis o período ao qual a reposição se refere.

Sobre a questão do 1/3 de carga horária para planejamento, foram aprovadas várias medidas: denúncia ao Ministério Público; plenária para definir a mobilização relativa à cobrança do cumprimento de 1 / 3 de carga horária para o planejamento extraclasse; ações coletivas dos dois sindicatos, SINSPMAR e Sepe, voltadas à luta dos profissionais da educação; produção de outdoors explicativos sobre o assunto, entre outros pontos.

A respeito das estruturas físicas das escolas, será criada uma campanha efetiva com o calendário de mobilização envolvendo os pais. O objetivo é melhorar a equação do município utilizando a mídia e tendo alguns pontos prioritários: condições físicas das escolas; falta de professores e funcionários – concurso público; climatização das escolas; quantitativo de alunos nas salas de aula; discussão sobre a segurança nas escolas; 1/3 de atividade extraclasse para o professor, enriquecendo a grade curricular do aluno.

Quanto à consulta para escolha de diretores, a assembleia deliberou que as eleições deverão acontecer em agosto de 2014, com posse ocorrendo imediatamente após o pleito – SINSPMAR e Sepe propuseram a mudança de calendário. A realização de um congresso sobre educação também foi debatida e posteriormente votada. O período escolhido para a realização do evento, por meio de votação, foi o 1º semestre de 2015, sendo organizado no Colégio Naval.

Demais propostas, como ampliação da rede municipal de ensino com a construção de mais escolas, estabelecimento de metas – curto, médio e longo prazo – e a garantia da presença do Sepe na mesa de negociações do SINSPMAR também foram votadas favoravelmente pela assembleia, que ainda deliberou pelo envio do material relativo às discussões efetuadas às escolas – incluindo tabelas salariais.

Servidores em votação durante assembleia conjunta do SINSPMAR e do Sepe





Comentários