Servidores contrários ao autoritarismo da prefeitura

Em assembleia, funcionalismo decide não cumprir calendário de reposição de dias de greve imposto pelo governo municipal
 
Mais de 150 servidores participaram na tarde de quarta-feira, 18 de junho, da assembleia realizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis (SINSPMAR), na intenção de discutir o calendário imposto pela prefeitura quanto à reposição dos dias de greve. Amparados pela realização de um movimento responsável, o funcionalismo decidiu, por meio de votação, que não compactuará com a postura arbitrária do governo, já que não existe decisão judiciária sobre o assunto.

Além da participação de todos os diretores do SINSPMAR, o evento também contou com a presença de membros do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ (Sepe), haja vista que grande parte dos profissionais prejudicados pelo calendário criado pela prefeitura é da área educacional.

Em votação, os servidores decidiram que sem decisão jurídica, não procede a postura arbitrária de exigir reposição dos dias. Eles também votaram pela notificação do SINSPMAR quanto a qualquer proposta de reposição. O sindicato também deverá ser procurado imediatamente pelo funcionalismo caso algum servidor seja penalizado pelo governo.

Quanto aos educadores, o encaminhamento continua sendo o de iniciar imediatamente a reposição dos conteúdos, conforme deliberação da assembleia realizada no dia 28 de maio.

Durante as explanações dos diretores do SINSPMAR, a presidente da entidade, Ana Maria Bezerra Barbosa, explicou que o sindicato não recebeu qualquer notificação sobre processos pedindo ilegalidade da greve ou reposição dos dias. “Se houver alguma decisão judicial, quem tem que ser comunicado é o SINSPMAR. Ainda assim, vamos negociar. Não podemos permitir ilegalidades como o trabalho no sábado e no domingo sem hora extra”, declarou Ana, antes de completar. “A prefeita tem que ser a guardiã da Lei Orgânica Municipal. Quem julgará se está havendo descumprimento da lei é a Câmara Municipal, onde ela foi instituída.”

O SINSPMAR vai enviar os encaminhamentos aprovados na assembleia ao governo municipal. Também produzirá uma carta à população e aos pais de alunos, explicando as arbitrariedades que o funcionalismo vem sofrendo por parte da prefeitura.

A presidente do SINSPMAR, Ana Maria Bezerra Barbosa, falando aos servidores durante a assembleia





Comentários