Servidores mobilizados

Funcionalismo vai à câmara para acompanhar votação do reajuste salarial; SINSPMAR realizará assembleia após o pleito

Dando continuidade à greve, os servidores participaram de mais uma assembleia nesta segunda-feira, 14 de abril, no Clube Comercial. O objetivo do evento, organizado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis (SINSPMAR), foi traçar novas estratégias a respeito do movimento e também informar ao funcionalismo sobre a reunião realizada na sexta-feira, 11, entre os diretores do sindicato, integrantes da comissão de greve e a prefeita Conceição Rabha.

A presidente do SINSPMAR, Ana Maria Bezerra Barbosa, deu início à assembleia falando das frentes de trabalho do sindicato e oferecendo um resumo a respeito dos 15 dias de greve do funcionalismo. Ela também leu o ofício enviado pela prefeitura sobre a reunião que aconteceu na sexta, às 17h, no Centro de Estudos Ambientais (CEA). O documento não apresenta nenhuma contraproposta referente à negociação salarial, cujo projeto de lei de 7% de reajuste será votado pela segunda vez amanhã, terça-feira, dia 15.

Após a leitura do ofício, foi aberto espaço à fala dos servidores. Eles fizeram críticas e sugestões ao SINSPMAR, que também esclareceu algumas dúvidas do funcionalismo. A 1ª secretária do sindicato, Mara Christina M. Freire, falou sobre a participação dos agentes comunitários de saúde no movimento. “Vocês são empregados públicos que passaram por processo seletivo. O secretário de saúde não tem embasamento jurídico para demitir nenhum agente comunitário de saúde que está fazendo greve”, informou. Quanto à legalidade da greve, Mara também cedeu explicações. “Cumprimos com folga todas as exigências da lei de greve. Não existe nenhum embasamento jurídico para qualquer secretário municipal fazer cortes no pagamento. Nenhum desconto pode ser feito. Estamos dentro da legalidade.”

Os servidores também ficaram de acompanhar a votação do projeto de lei relativo ao reajuste salarial de forma presencial, a partir das 8h, no plenário Benedito Adelino. Mais tarde, às 14h, haverá nova assembleia, no Clube Comercial, para discutir os rumos do movimento.



Comentários