Negociação salarial continua paralisada


Servidores em greve protestam na câmara; funcionalismo reivindica resposta da prefeitura na assembleia que vai acontecer na sexta-feira

Depois de mais um dia de greve com mobilizações bem-sucedidas, incluindo o protesto dos servidores vestidos de preto durante sessão da câmara dos vereadores, a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis (SINSPMAR) finalmente conseguiu conversar com representantes da prefeitura, na tentativa de restabelecer as negociações salariais.

Além dos diretores do SINSPMAR, participaram também da reunião, que aconteceu na sede da Secretaria de Administração, ao meio dia, integrantes da comissão de greve e os vereadores Lia (PT), Drª Cássia (PSD) e Jairo (PRB). O governo municipal foi representado pelo secretário de Governo, Robson Marques, e pelo secretário de Administração e Desenvolvimento de Pessoal, Jorge Acílio da Costa Peixoto.

Em duas horas de conversa, nenhuma conclusão sobre o retorno das negociações foi concebida. A prefeitura ficou de dar uma resposta quanto à retomada das discussões salariais na assembleia de sexta-feira, 4 de abril, às 14h, no Clube Comercial.

A diretoria do SINSPMAR também pediu uma retratação oficial, por parte da prefeitura, quanto à nota intitulada “Esclarecimento à população e aos servidores públicos municipais”, publicada no site oficial da Prefeitura de Angra.
No documento, o governo municipal afirma que a proposta de reajuste de 7% foi produzida pelo SINSPMAR. “A prefeitura fez um documento mentiroso. Pedimos que ela refizesse esse documento, retratando-se”, declarou ao final da reunião a presidente do SINSPMAR, Ana Maria Bezerra Barbosa, aos servidores que estavam mobilizados em frente à prefeitura.

Servidores de luto na câmara

A mobilização começou cedo para o SINSPMAR e os servidores. Às 7h30, aconteceu mobilização na parte dos fundos da prefeitura, de forma ordeira, para transmitir informações sobre a greve aos servidores.

Mais tarde, às 8h30, dezenas de pessoas vestidas de preto participaram da sessão ordinária da câmara dos vereadores, com o objetivo de chamar a atenção para a causa do funcionalismo. O ato deu certo, já que, após a sessão, uma comissão de vereadores seguiu junto com os diretores do SINSPMAR e integrantes da comissão de greve diretamente para uma reunião com o governo municipal.

Amanhã, sexta-feira, 4 de abril, o SINSPMAR vai realizar mais uma assembleia. O evento acontece às 14h, no Clube Comercial, no Centro. Em seguida, efetuadas as deliberações dos servidores, o funcionalismo sairá em passeata pelas ruas da cidade, novamente usando roupas pretas, sinalizando luto. 

O sindicato e os servidores esperam que a prefeitura cumpra com a palavra e apresente alguma decisão quanto à retomada das negociações salariais, em vez de fechar a discussão de forma antidemocrática. Antes disso, na parte da manhã, a mobilização continua, o que promete uma adesão ainda maior ao movimento legítimo e legal dos servidores.


Servidores de luto em sessão da câmara: movimento ganha força



Comentários