Greve continua mesmo com aprovação de reajuste


Câmara aprova 7% de aumento por um voto de diferença; servidores promovem mobilização em frente à prefeitura na quarta-feira

Depois de assistir à votação em que o reajuste salarial de 7% foi aceito pela câmara, o funcionalismo decidiu seguir com a greve pela valorização dos servidores. A escolha de dar continuidade ao movimento foi deliberada nesta terça-feira, 15 de abril, em assembleia organizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis (SINSPMAR).

Na parte da manhã, dezenas de servidores lotaram o plenário Benedito Adelino para acompanhar o pleito que aceitaria ou recusaria a mensagem da prefeitura sobre o reajuste. Sete vereadores da base do governo optaram pela aprovação da mensagem, enquanto os seis da oposição votaram pela rejeição dela. O presidente da câmara, Jorge Eduardo, só seria convocado à votação caso existisse um empate.

Antes disso, a presidente do SINSPMAR, Ana Maria Bezerra Barbosa, foi convidada a falar no plenário. “Participamos de uma reunião com a prefeita, na última sexta-feira. Ela continuou afirmando a impossibilidade de dar maior ganho real ao servidor público. Nós colocamos a nossa insatisfação perante essa questão. Na discussão dos dados há uma previsão que já está se consolidando com algumas informações. Então, no primeiro quadrimestre, com a consolidação da receita, que possa ser providenciada uma diferença no ganho real. Isso foi sugerido na reunião, pela comissão de greve e pelo SINSPMAR. E mais uma vez foi negado. Estamos lidando com uma intransigência muito grande. É difícil lidar com um governo que não permite nenhum tipo de possibilidade para o servidor público”, afirmou a presidente do SINSPMAR, antes de completar. “É um processo que inviabiliza a qualidade do serviço público. As pessoas estão pedindo a moralização do serviço público, e é por isso que nós estamos brigando: para que a prefeitura dê condições de trabalho dignas ao servidor”.

Após a sessão ordinária, os servidores seguiram em direção ao Clube Comercial, no Centro, para a assembleia que havia sido marcada às 14h. Apesar de a votação na câmara ter aprovado o reajuste de 7%, anteriormente rejeitado pelo funcionalismo, a continuidade da greve foi deliberada, mostrando o descontentamento da categoria.

Os servidores vão efetuar um ato amanhã, quarta-feira, 16 de abril, a partir das 9h, em frente à sede da prefeitura, como forma de protesto. Durante todo o dia, os diretores do SINSPMAR e a comissão de greve vão informar ao funcionalismo que a greve continua, através de mobilização nos locais de trabalho e carro de som com mensagens informativas.


No mesmo dia ainda haverá assembleia na parte da tarde, às 14h, com local a confirmar. Nela, os servidores decidirão novas estratégias e os rumos do movimento.

Servidores votam pela continuidade da greve

Comentários