Esperança para os servidores

Parte dos vereadores abandona a câmara para impedir votação final do reajuste, e funcionalismo continua em greve; grande passeata na quarta mostrou a força do movimento 

Numa assembleia organizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis (SINSPMAR) na quinta-feira, 10 de abril, os servidores decidiram continuar em greve. Eles voltaram a recusar a proposta de reajuste salarial de 7% oferecida pela prefeitura, que por sua vez, insiste em não reabrir o diálogo com o funcionalismo.

A assembleia, marcada às 14h, no Clube Comercial, no Centro, acabou acontecendo um pouco mais tarde. Na parte da manhã, durante sessão ordinária da câmara, os vereadores da oposição decidiram abandonar o Plenário Benedito Adelino, invalidando o derradeiro pleito do projeto de lei, que seria votado favoravelmente pela bancada governista.

Para explicar aos servidores os motivos e as consequências relacionadas ao abandono da sessão, os seis vereadores contrários a mensagem referente ao reajuste salarial foram até o Clube Comercial e tiveram a chance de falar ao funcionalismo.

O projeto de lei vai voltar à câmara na próxima terça-feira, 15 de abril, e a segunda votação deverá ser efetuada. De acordo com os vereadores, o abandono da sessão serviu para que os servidores possam ganhar tempo referente a novas estratégias de mobilização, reivindicando a retomada das negociações entre a prefeitura e o funcionalismo.

Ao final da conversa com os vereadores, a assembleia foi iniciada. Os servidores tiveram espaço para apresentar dúvidas, críticas e sugestões. Eles aprovaram a continuação da greve até que a prefeita receba o funcionalismo e a proposta de uma audiência pública sobre o serviço público.

Na segunda-feira, 14 de abril, outra assembleia será realizada no Clube Comercial, às 14h. Mais cedo, às 8h, os servidores seguirão às portas da prefeitura, para tentar reiniciar as conversas sobre o reajuste.

Servidores nas ruas de Angra

Na quarta-feira, 9 de abril, quase 500 servidores participaram de uma passeata pelo centro da cidade. A concentração do ato aconteceu às 14h, em frente à sede da prefeitura. O SINSPMAR participou ativamente do evento, mobilizando o funcionalismo quanto ao protesto e também esclarecendo à população sobre os motivos que levaram o funcionalismo à greve. “Serviço público de qualidade é importante para a população, e o servidor tem que ser valorizado com um salário digno para desempenhar suas funções. Queremos melhores condições de trabalho”, declarou a presidente do SINSPMAR, Ana Maria Bezerra Barbosa, durante o ato.

Comentários