Um dia de festa para os servidores

Evento organizado no futuro Centro de Formação, Cultura e Lazer –“Clube do servidor” – reuniu quase três mil pessoas em clima de alegria e descontração 

Realizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis (SINSPMAR) no último sábado, 26 de outubro, a partir das 10h, a Festa do Servidor foi um verdadeiro sucesso, aglutinando servidores sindicalizados e dependentes no antigo espaço SESC – futuro Centro de Formação, Cultura e Lazer –, no Retiro.

O evento foi organizado em homenagem ao Dia do Servidor, comemorado em 28 de outubro. Quase três mil pessoas puderam usufruir de atrações contratadas pelo SINSPMAR, que ajudaram a fornecer aos trabalhadores e seus familiares um dia de paz e alegria.

Os servidores começaram a chegar ao local da festa a partir das 10h. Na entrada, além de todos receberem pulseiras de identificação, as crianças ganhavam um lanche caprichado. Ao adentrarem as imediações do antigo SESC, os trabalhadores tiveram acesso a um ambiente preparado exclusivamente para eles, com mesas – já previamente abastecidas com frutas – e cadeiras protegidas por tendas, brinquedos para as crianças, banheiros químicos e não químicos e piscinas. Tudo devidamente organizado e também vistoriado por garçons, profissionais de recreação, apoiadores, seguranças e guardiões de piscina.

Ao meio-dia, enquanto as crianças já se esbaldavam na piscina, divertindo-se com as brincadeiras do professor de artes Cagério, o almoço era iniciado com as orações dos pastores Ercy Rocha e Osvaldina Bessa. Bebidas foram servidas juntamente com um delicioso churrasco. No mesmo momento, quem subiu ao palco armado perto da piscina foi a Banda Kulha, que brindou o público com clássicos do pop e do rock dos anos 80. Muita gente dançou, enquanto alguns servidores chegaram até a se arriscar no microfone, como Luizinho Preá, que cantou uma música dos Beatles. Os fãs de samba e pagode também tiveram seu espaço. Uma roda de samba improvisada, organizada por servidores do SAAE, fez a alegria de quem não abre mão da música popular brasileira.

O SINSPMAR realizou uma homenagem ao eletricista Noberto Braum, conhecido simplesmente como “Braum”. Ele continuou cuidando do antigo SESC mesmo quando o empreendimento cessou suas atividades no município, fazendo manutenções no local sem ganhar remuneração.

As crianças continuaram tendo vários motivos para se divertir: Mário dos Anjos – como palhaço – e a recreadora Jô mantiveram todas entretidas, com brincadeiras e brinquedos. No intervalo da banda, o vice-prefeito de Angra dos Reis, Leandro Silva – representando a prefeita Conceição Rabha –, falou ao público presente. “Não poderia deixar de vir até aqui parabenizar o servidor, falar da importância que ele tem para a Prefeitura. Sem ele, o governo municipal fica de mãos atadas. Então, gostaria de ressaltar isso, parabenizando cada um deles por contribuir com a cidade. Também gostaria de parabenizar toda a diretoria do SINSPMAR, que tem reivindicado melhorias para o servidor. Cabe a nós, enquanto gestores, ter a sensibilidade ouvir o sindicato e tentar oferecer o melhor aos servidores”, disse o vice-prefeito.

Leandro também se lembrou de uma questão de total importância: a transformação do antigo SESC no Centro de Formação, Cultura e Lazer. “Um projeto que possa unir as duas ideias, ou seja: qualificação profissional e lazer para a população. Acho que são conquistas que nós vamos comemorar nos próximos dias”. 

A presidente do SINSPMAR, Ana Maria Bezerra Barbosa, foi rápida em sua fala, mas fortaleceu o que o vice-prefeito já havia dito sobre o futuro espaço que será voltado aos servidores. “Estamos juntos com a prefeitura, fazendo uma parceria para o uso deste espaço. E ela está se solidificando a cada dia”.

Depois das explanações, mais música – mecânica e ao vivo. O churrasco e as bebidas continuaram sendo distribuídos, enquanto aqueles que ansiavam por sobremesa puderam se deliciar com picolés de variados sabores.

A parte final do evento foi dedicada a um sorteio de prêmios – 43 no total. Todos os servidores sindicalizados que estavam no evento participaram através do número do convite. Foram sorteados dois notebooks, cinco bicicletas, quatro ventiladores, quatro churrasqueiras, quatro máquinas fotográficas digitais, um faqueiro, seis tablets, um aparelho de jantar, uma cafeteira, sete grills, quatro multiprocessadores, um microondas, um jogo de panelas e duas TV’s. Muitos prêmios foram doados por empresas como Drogatur, Drogaria Vinny’s, Porto Seguro – representante Alan –, ADS e Marcia Contabilidade; outros foram comprados diretamente pelo SINSPMAR.

A Banda Kulha ainda voltou ao palco para apresentar algumas canções, já perto do final da festa, que se deu em clima de tranquilidade e dever cumprido. Junto com ela, outro grupo, “Galo Surdo”, também se apresentou.  “Foi com muita luta que organizamos essa festa, mas luta é uma coisa que o servidor já conhece bem”, resumiu a diretora social do SINSPMAR, Maria Aparecida Souza dos Remédios.  

Servidores participam da festa organizada pelo SINSPMAR



     

Comentários