SINSPMAR debate pagamento de retroativo em assembleia ordinária

Idas e vindas da prefeitura em relação ao tema foram explicadas aos servidores durante o evento       

Mais de 60 pessoas participaram na última terça-feira, 2 de outubro, da assembleia ordinária do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis (SINSPMAR), que teve como pauta principal o pagamento do retroativo referente a março de 2013.

O evento aconteceu às 17h30, no salão de festas do posto São José, no Texaco – Rua Prefeito João Gregório Galindo, nº 75. A diretoria do SINSPMAR participou em peso da assembleia, que também serviu para divulgar os informes gerais do sindicato.

A presidente do SINSPMAR, Ana Maria Bezerra Barbosa, deu início ao evento. Ela explicou como se deu a polêmica do retroativo. “Na reunião agendada com a Comissão dos Aposentados e o secretário de Administração e Desenvolvimento de Pessoal, Jorge Acílio da Costa Peixoto, o secretário comunicou ao SINSPMAR que não havia verba para pagar o retroativo relativo a março, a não ser que ele fosse parcelado em quatro ou cinco vezes. Saímos da reunião afirmando que não iríamos abrir mão do retroativo, com disposição para organizar um ‘apitaço’ no dia 27. Para nossa surpresa, 30 minutos depois de iniciar o protesto na manhã seguinte, em frente à sede do governo municipal, fomos chamados para uma reunião com Acílio Peixoto. O mesmo secretário que anunciou a impossibilidade de pagamento confirmou que a prefeitura reviu a questão e, no dia 7 de outubro, estaria apta a pagar o retroativo.”



Servidores em estado de alerta

Mesmo com a promessa por parte do governo municipal em efetuar o pagamento do retroativo, o SINSPMAR está de prontidão. “A prefeitura tem até o dia 7 de outubro para pagar. Vamos esperar. Do contrário, entraremos na justiça”, afirmou a presidente do SINSPMAR.

Outros assuntos também foram debatidos durante a assembleia, com total participação dos servidores. Falou-se sobre a reivindicação dos auxiliares de saúde bucal (ASB) por isonomia salarial; da festa do servidor público, que acontecerá no antigo SESC, e cujos convites estarão à disposição dos servidores sindicalizados a partir do dia 7 de outubro – na Casa do Servidor; a respeito da parceria com a Nextel, que passou por mudanças nos valores. Nesta última, foi aprovado que o SINSPMAR vai aguardar a posição da prefeitura sobre a possibilidade de descontar os valores em folha. Caso a resposta seja positiva, o sindicato vai organizar uma assembleia com os servidores que inicialmente demonstraram interesse em relação à promoção, para decidir como a operação será feita.

Na intenção de demonstrar ao governo municipal o descontentamento dos servidores quanto às distorções salariais que afetam vários profissionais, também foi aprovado durante a assembleia a confecção de um adesivo com os dizeres “Isonomia para todos”.


Ainda foi lembrado ao final da assembleia que os servidores têm um encontro marcado para o sábado, 5 de outubro, no Centro de Estudos Ambientais (CEA) – das 9h às 16h –, quando um seminário sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) será realizado.

A presidente do SINSPMAR, Ana Maria, fala aos servidores durante a assembleia





Comentários