Saúde do trabalhador é debatida em encontro

Na pauta do evento, o SUS e a importância do controle social        

A sede do Sindicato dos Empregados de Estabelecimentos Bancários, no Centro, recebeu mais de 20 pessoas na última quarta-feira, 23 de outubro. Elas participaram de um encontro realizado pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Baía da Ilha Grande (CEREST-BIG) com o tema “O SUS e a importância do Controle Social na Saúde do Trabalhador”.

Coordenador do conselho gestor do CEREST-BIG, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis (SINSPMAR) participou ativamente do evento. O encontro foi iniciado às 9h com uma palestra ministrada pela assistente social Grazielle Justino, que contou com a participação do médico Christiano Alvernaz. Eles falaram sobre “A Saúde do Trabalhador e o CEREST-BIG”, citando pontos relevantes como a Rede de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) e a necessidade de realizar capacitações profissionais, para que um novo olhar sobre o tema seja desenvolvido.

A segunda palestra do encontro, “O controle social no SUS”, foi efetuada pela nutricionista Mara Christina M. Freire, Conselheira Municipal de Saúde em Angra dos Reis e 1ª secretária do SINSPMAR. Durante a explanação, Mara Christina falou resumidamente sobre a criação do SUS. Também frisou a importância da participação do cidadão na definição das políticas públicas. “O controle social existe para trazer cidadania às políticas públicas, inserindo o cidadão nessas políticas”, informou a nutricionista, que ainda abriu espaço para que todos os presentes pudessem oferecer informações sobre o tema. Mara Christina ainda falou sobre a relevância do debate. “O evento serviu como uma verdadeira retomada da discussão do controle social dentro da saúde do trabalhador, do diálogo do sindicato com o SUS”.

O encontro continuou após uma pausa para o almoço. Mestre em Sociologia e sanitarista do CEREST Estadual do RJ, Sérgio Roberto dos Santos apresentou a palestra “O papel do controle social na Saúde do Trabalhador”, que também teve a assistente social e técnica do Centro Estadual de Saúde do Trabalhador, Márcia Maria Castro e Teodoro, como convidada. Eles destacaram a questão das notificações compulsórias pelos ambulatórios médicos dos órgãos ou empresas públicas ou privadas, das doenças profissionais e acidentes de trabalho.

O evento foi finalizado com informações que resumiram o encontro: a saúde do trabalhador é serviço legal e obrigatório do SUS; a execução das ações de saúde do trabalhador é de competência do SUS municipal; saúde do trabalhador não é Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), nem inspeção do trabalho; não existe saúde do trabalhador sem a participação do controle social; o controle social em saúde do trabalhador se faz, parcialmente, através de representações sindicais.





Comentários