Conferência Nacional de Educação no Rio de Janeiro

Delegação angrense participa de evento que pode propor emendas ao Plano Nacional de Educação (PNE)     

Aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de setembro, nos Colégios Pedro II – Campos de São Cristovão – e Antônio Prado Júnior – Praça da Bandeira –, no Rio de Janeiro, a etapa estadual da Conferência Nacional de Educação (Conae). O evento contou com a participação de uma delegação angrense composta por profissionais de educação, incluindo a auxiliar de creche Leomárquia Gonçalves da Silva Libório, segunda tesoureira do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis (SINSPMAR), representando a educação básica.

Coordenada pelo Fórum Nacional de Educação (FNE), a Conae tem como objetivo a discussão de questões relevantes à educação brasileira, através dos participantes do evento, que foram divididos em eixos temáticos de variados atores sociais. Depois de debatidos, os temas passaram por votação. Caso aprovados, serão retomados em esfera federal, podendo ser transformados – através de votação – em emendas para o PNE.

Antes da Conferência Federal de Educação, que acontece em janeiro de 2014, já foram realizados encontros municipais, intermunicipais e estaduais. Eles serviram para apresentar propostas que culminaram num documento base, a ser levado ao evento federal, de caráter deliberativo.

A auxiliar de creche Leomárquia Libório falou sobre o evento. “A Conae é um grande debate com a participação de todos os segmentos, incluindo uma diversidade de públicos-alvo. Fui escolhida para representar a educação básica através de um sorteio, e enquanto trabalhadora e membro do SINSPMAR, estarei atenta às questões relacionadas à educação.”




     

Comentários