SINSPMAR influencia a criação de agenda permanente de trabalho

Grupo que vai combater distorções ligadas aos servidores é formado após reivindicações do sindicato      

Na manhã de sexta-feira, 13 de setembro, 25 pessoas participaram de uma reunião na Subsecretaria de Treinamento, no Centro, que serviu para que o governo municipal anunciasse a criação de uma agenda permanente de trabalho, formada para estudar e também resolver as grandes distorções trabalhistas divulgadas pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis (SINSPMAR).
A ideia é que as respostas cobradas pelo sindicato, em relação às reivindicações dos servidores, sejam fornecidas em tempo hábil, já que a morosidade relativa à questão é reconhecida pelo próprio governo. “A prefeitura tem dado respostas lentas sobre os assuntos colocados”, declarou o secretário de Administração e Desenvolvimento Pessoal, Jorge Acílio da Costa Peixoto, durante a reunião. Ele completou. “Vamos fazer uma agenda estratégica para o dissídio e o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR). Mais do que isso: temos que fazer uma agenda para as questões urgentes.”
Em se tratando do PCCR, após reivindicações durante o encontro, ficou previamente decidido que a comissão que vai discutir o tema será paritária, contendo membros escolhidos pela Prefeitura de Angra e pelo SINSPMAR.


Profissionais de saúde continuam sem respostas
A maioria dos participantes da reunião era da área de saúde. Enfermeiros, dentistas e auxiliares de saúde bucal e de consultório dentário que vêm cobrando a resolução de problemas ligados à isonomia salarial e à revisão de leis de saúde aprovadas e também sancionadas, que provocaram desmotivação por consequente desvalorização de algumas categorias profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF).
Também estavam presentes a presidente do SINSPMAR, Ana Maria Bezerra Barbosa, seu vice, Flaviano Eugênio, e diretora social da entidade, Maria Aparecida Souza dos Remédios. Como convidados do sindicato, participaram do evento dois representantes do Centro de Ação Comunitária (CEDAC), Ítalo Albuquerque e Adriana Cardoso, que assessoram a entidade em várias ocasiões. Representando a Prefeitura de Angra, além do secretário de Administração, o encontro contou com a presença do recém-admitido secretário adjunto de Saúde, Luis Antonio Nolasco.
O governo municipal afirma querer ouvir os anseios dos servidores. Porém, ainda não há uma resposta quanto, por exemplo, à carta enviada pelos profissionais de saúde no final de agosto, cobrando da prefeita um posicionamento a respeito das graves distorções denunciadas pelo SINSPMAR. “A saúde é a primeira pauta da Comissão Permanente. A partir de hoje vamos ter uma data-limite para responder esses questionamentos”, explicou Acílio Peixoto.

Mais estudos e promessas
Depois de algumas explanações de profissionais de saúde a respeito dos problemas referentes à classe, o secretário adjunto de Saúde prometeu fornecer uma resposta assim que for possível. “Vamos ter uma comunicação direta com o sindicato. Estudaremos o assunto e vamos responder assim que pudermos”, disse Luis Antonio, que também afirmou ainda não ter lido a carta dos enfermeiros e cirurgiões-dentistas da ESF. A presidente do SINSPMAR resumiu as intenções da entidade. “O sindicato prefere o diálogo, encaminhar as questões para o entendimento, do que levar ao judiciário. Além dos profissionais de saúde, vamos trazer outros grupos para participar dessa discussão, grupos que têm distorções que devem ser estudadas antes da organização do novo PCCR.”

 

                                                                             
SINSPMAR, Prefeitura de Angra e profissionais de saúde em reunião na Subsecretaria de Treinamento, na última sexta-feira





Comentários