Saúde do trabalhador em Paraty

Membros do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis (SINSPMAR) participam de reunião que serviu para debater evento voltado aos trabalhadores
        

Na manhã de terça, 10 de setembro, integrantes do SINSPMAR viajaram até Paraty para participar de uma reunião organizada pelo Conselho Gestor do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Baía da Ilha Grande (CEREST-BIG). Além de lançar as bases para a criação de um programa da saúde do trabalhador do município, também foi debatido no encontro o evento de Controle Social e Saúde do Trabalhador que acontecerá no dia 23 de outubro, em Angra, dentro de uma semana dedicada aos trabalhadores.
A diretora social do SINSPMAR, Maria Aparecida Souza dos Remédios, e a segunda tesoureira da entidade, Leomárquia Gonçalves da Silva Libório, participaram da reunião. O CEREST-BIG foi representado pela assistente social Grazielle Justino e a cirurgiã-dentista da equipe técnica da Saúde do Trabalhador, Ana Claudia Pereira. Ainda estavam presentes o secretário-geral do Sindicato dos Vigilantes de Angra dos Reis, Paraty, Rio Claro e Mangaratiba, Aguinaldo Meneses, o enfermeiro da Saúde do Trabalhador de Paraty, Márcio Henrique de Souza, a coordenadora da Estratégia da Saúde da Família (ESF) de Paraty, Gerlane de Araújo Alves e os presidentes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Paraty e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Paraty, Paulo Washington Pereira e Marcelo Augusto de Amorim, respectivamente.

CEREST-BIG nos municípios

A reunião foi iniciada com a leitura da ata do encontro anterior, efetuada pela diretora social do SINSPMAR. Depois, os participantes discutiram a necessidade de se construir o Programa de Saúde do Trabalhador em cada localidade atendida pelo CEREST-BIG. “Cada município tem que ter o seu programa instituído. O CEREST-BIG, que tem sede em Angra, fornece apoio técnico e financeiro para isso”, informou a cirurgiã-dentista Ana Claudia Pereira.
A questão do conhecimento quanto ao apoio do CEREST-BIG nas questões da saúde do trabalhador também é essencial. “Poucos sindicatos se apropriam do CEREST-BIG. Um encontro reunindo várias entidades vai servir para esclarecer a todos sobre isso”, lembrou Maria Aparecida Souza dos Remédios.
Ao final da reunião, os participantes conversaram sobre a importância do encontro de Controle Social e Saúde do Trabalhador, marcado para o dia 23 de outubro, em Angra. O evento acontecerá dentro de uma semana dedicada aos trabalhadores, em comemoração ao Dia do Servidor Público – 28 do mesmo mês. “A organização de um encontro é a forma que nós encontramos de discutir com o maior número de pessoas o tema saúde do trabalhador”, explicou a diretora social do SINSPMAR.

 


    

Comentários