PCCR do magistério em debate

Servidores da área educacional vão eleger representantes para discutir mudanças relativas ao plano da classe      

Na quarta-feira, 25 de setembro, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis (SINSPMAR) promoveu um encontro onde 30 servidores da área educacional debateram as melhores maneiras de reunir as sugestões da classe em relação ao novo Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do Magistério (PCCR-M).

A reunião aconteceu no auditório do Colégio Estadual Dr. Arthur Vargas (CEAV), às 17h30. Além de professores, pedagogos e integrantes da diretoria do SINSPMAR, representantes do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) – núcleo Angra dos Reis – também participaram da discussão.

A presidente do SINSPMAR, Ana Maria Bezerra Barbosa, falou aos presentes. “O propósito de estarmos aqui hoje é conversar com os professores sobre o PCCR do magistério. Precisamos fazer um entrosamento em relação aos planos que existem na prefeitura. Eles podem ser diferentes, mas o fundo que paga a todos é o mesmo.”

Foram debatidos temas como avaliação funcional, meritocracia, quebra de autonomia do professor e criação de estratégias. No telão instalado no auditório, dados sobre o PCCR-M eram fornecidos ao público – em forma de legislações.

Ao final do evento, os participantes escolheram como as sugestões da categoria serão oficializadas. Primeiro, acontecerão discussões em cada escola, e as propostas surgidas serão levadas aos polos, de onde sairão os representantes que as levarão à plenária.

As escolas vão se organizar a partir de simulações que já existem, ou seja, exemplos de PCCR-M que conseguem refletir os anseios da área educacional.

No dia 5 de outubro, sábado, não apenas os professores, mas todos os servidores têm um encontro marcado no Centro de Estudos Ambientais (CEA), a partir das 9h, quando um seminário sobre o PCCR será realizado. O evento será a oportunidade ideal para que as mudanças necessárias ao plano sejam discutidas.

 
Membros da diretoria do SINSPMAR durante o encontro com docentes e pedagogos, no CEAV


Comentários