SINSPMAR e prefeitura debatem contradições em perícias médicas

Sindicato cobra esclarecimentos quanto aos procedimentos executados pelo AngraPrev e pela Medicina Ocupacional          

Mais de 20 pessoas, entre membros do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis (SINSPMAR), secretários municipais, presidentes de autarquias e profissionais da Saúde do Trabalhador, reuniram-se no Salão Nobre da prefeitura na terça, 13 de agosto, para uma reunião a respeito das perícias médicas executadas pelo Instituto de Previdência Social de Angra dos Reis (AngraPrev) e pela Medicina Ocupacional do município.       
Às 16h, no horário reservado ao encontro, já estavam presentes a presidente do SINSPMAR, Ana Maria Bezerra Barbosa, a diretora social da entidade, Maria Aparecida Souza dos Remédios, e a segunda tesoureira do sindicato, Leomárquia Gonçalves da Silva Libório.
O secretário municipal de Administração e de Desenvolvimento de Pessoal, José Leonardo da Costa Santos, sentado ao lado do secretário de Governo, Neirobis Kazuo Nagae, abriu a reunião lendo um ofício enviado pelo SINSPMAR diretamente ao gabinete da prefeita – nº 274/13 –, cujo conteúdo buscava informar sobre questões relacionadas às perícias médicas.
Segundo o documento, muitos servidores públicos têm vivenciado momentos desrespeitosos junto aos peritos do AngraPrev. Altas médicas estariam sendo fornecidas a profissionais que apresentam laudos de seus médicos assistentes declarando justamente o contrário, ou seja, a necessidade de afastamento, o que acaba criando uma situação delicada ao trabalhador – já que alguns depoimentos dão conta da contestação dos laudos de forma vexatória.
O assunto já havia sido discutido oficialmente pelo SINSPMAR em duas ocasiões. Uma em maio deste ano, numa reunião entre representantes do sindicato, AngraPrev, Secretaria Municipal de Educação e Programa de Saúde do Trabalhador; a outra, na assembleia realizada no dia 6 de junho, voltada aos zeladores, auxiliares de zeladoria, e merendeiras, contando com representantes das secretarias de Administração e Educação, Subsecretaria de Treinamento e Pessoal e da Medicina Ocupacional.
A presidente do SINSPMAR falou sobre o ofício durante a reunião. “Apresentamos dados baseados em fatos. São muitos casos. O trabalho tem que ser organizado, para que isso não aconteça mais. O sindicato está sempre buscando melhores condições para o trabalhador, para que ele seja alvo principalmente de uma política pública de prevenção de doenças”, lembrou Ana Maria.
Através de seus representantes, a Prefeitura de Angra sugeriu a criação de um grupo de trabalho na intenção de focar a saúde do trabalhador, resolvendo os problemas apresentados e principalmente prevenindo novos casos. O grupo será formado por representantes do Programa Saúde do Trabalhador/CEREST-BIG, Medicina Ocupacional, AngraPrev, Secretaria de Educação, Gabinete do Prefeito e SINSPMAR. Uma próxima reunião será marcada para a obtenção de maiores detalhes sobre a ação.






Comentários