Pela saúde do trabalhador

Coordenador do Conselho Gestor do CEREST-BIG, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis (SINSPMAR) participa da organização de evento em prol dos trabalhadores      

Na reunião ordinária na sede administrativa do SINSPMAR na manhã de terça-feira, 13 de agosto, integrantes do Conselho Gestor do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Baía da Ilha Grande (CEREST-BIG) se reuniram com a representante direta do Centro, que também é a coordenadora do programa de Saúde do Trabalhador de Angra dos Reis, Ana Lídia Miranda, com o intuito de articular as questões que envolvem o papel do conselho gestor.
A presidente do SINSPMAR, Ana Maria Bezerra Barbosa, o vice-presidente, Flaviano Eugenio de Souza, a diretora social da entidade, Maria Aparecida Souza dos Remédios, e a segunda tesoureira do sindicato, Leomárquia Gonçalves da Silva Libório, participaram do encontro ao lado do secretário-geral do Sindicato dos Vigilantes de Angra dos Reis, Aguinaldo Meneses, e do enfermeiro da Saúde do Trabalhador Marcio Henrique de Souza – representando o Programa de Saúde do Trabalhador de Paraty.
O encontro teve como pauta o planejamento das ações do conselho gestor junto ao CEREST-BIG, já que ele tem o papel de fiscalizar o andamento dos trabalhos realizados pelo Centro. Uma das ideias que surgiram durante a reunião foi a de criar um encontro sobre Controle Social e Saúde do Trabalhador, no dia 23 de outubro, dentro de uma semana dedicada aos trabalhadores, em comemoração ao Dia do Servidor Público – 28 do mesmo mês. “Esse encontro será o pontapé inicial para que a gente comece a articular a questão da capacitação do controle social. Inicialmente, havíamos pensado em realizar o evento neste mês. Agora, vamos alongar um pouco o prazo para efetivamente organizar o encontro em outubro deste ano”, informa a representante do CEREST-BIG, Ana Lídia Miranda.
O CEREST-BIG é um serviço regional especializado na área de Saúde do Trabalhador do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os principais objetivos do Centro estão a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, assim como a promoção da saúde para todos os trabalhadores de Angra dos Reis – município polo –, Mangaratiba e Paraty.
Para a presidente do SINSPMAR, o CEREST-BIG é muito importante para os trabalhadores dos setores público e privado. “Ele representa segurança para a força de trabalho, cuidando para reparar as perdas que os trabalhadores possam vir a sofrer e também prevenindo possíveis danos à saúde do profissional no ambiente de trabalho”, declara Ana Maria.





Comentários