Mobilização dos servidores garante direitos da categoria


 Em um movimento histórico, liderado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis (SINSPMAR), o funcionalismo público garantiu que a Prefeitura honrasse o pagamento do 13º salário até o próximo dia 20 e se comprometesse a pagar o salário de dezembro no fim deste mês.
A notícia foi dada pela diretoria do SINSPMAR aos servidores na tarde desta quarta-feira, 12, quando ocorreu a segunda paralisação da categoria. Às 14h, em frente a Prefeitura, centenas de trabalhadores ouviram atentamente a leitura do ofício enviado pelo Secretário de Administração, Mauro Ribeiro, com o novo posicionamento do Prefeito quanto as reivindicações do funcionalismo.
No documento, o Prefeito informou ao SINSPMAR que a primeira parcela do 13º salário foi antecipada do dia 20 para o dia 12 e, a segunda, do dia 27 para o dia 20. O ofício ainda firmou o compromisso da Prefeitura em pagar o salário de dezembro no fim deste mês.
- Resistimos, cuidamos do que é nosso. Se não tivéssemos marcado a paralisação para esta quarta, provavelmente, receberíamos a segunda parcela do nosso 13º somente depois do Natal -, ressaltou a presidente do SINSPMAR, Ana Maria Bezerra, parabenizando os servidores pela união
No mesmo ofício, porém, Tuca informou que não abonará o ponto do dia 12. Diante desta realidade, a diretoria do SINSPMAR reafirmou seu compromisso com o servidor municipal.
- A paralisação do dia 12 foi deliberada em uma assembleia ocorrida na última semana e a assembleia é soberana. Vamos lutar politicamente, administrativamente e juridicamente para que este abono seja dado ao funcionalismo -, ressaltou Mara Christina, secretária do Sindicato.
                                                          Assembleia
Ao saírem da praça, os servidores foram para o Clube Comercial, onde realizaram uma nova assembleia. Nela foi deliberado que o estado de alerta será mantido até que os pagamentos se concretizem nas datas anunciadas. Caso contrário, novas manifestações serão feitas, nos dias 20 e 27, às 13h, em frente à Prefeitura. Os servidores decidiram ainda continuar vigiando a entrada de receitas provenientes de impostos nos cofres municipais.
Além disso, três moções foram aprovadas. Uma de apoio aos trabalhadores do SAAE – que não receberam a primeira parcela do 13º salário no dia 12, outra em apoio ao movimento “Reduza Já”, que visa a redução do orçamento da Câmara e, a terceira, de repúdio ao Prefeito Tuca Jordão e sua administração por não terem pago, como nos anos anteriores, a primeira parcela do 13º salário em novembro.
E, caso os compromissos firmados não sejam cumpridos, os servidores se despedirão do atual governo com manifestação a fim de garantir seus direitos.

                                                    Luta dos Servidores
A luta da categoria começou no fim do mês de novembro, quando uma assembleia foi realizada. Neste primeiro encontro, diante da incerteza dos pagamentos do 13º salário e do mês de dezembro, os servidores decidiram entrar em estado de alerta e deliberaram duas paralisações: uma no dia 5 e outra no dia 12.
No dia 5, ocorreu a primeira paralisação. Usando a cor amarela, os servidores foram às ruas para demonstrar sua insatisfação tanto para com as datas anunciadas pelo Prefeito para o pagamento do 13º salário (20 e 27 de dezembro), quanto para a indefinição do pagamento de dezembro.
No mesmo dia, os servidores deliberaram a manutenção da paralisação do dia 12, a fim de reivindicar o cumprimento de seus direitos, fato conquistado por toda a categoria que esteve unida ao SINSPMAR nesta grande luta da classe.
- Parabenizo a todos os servidores municipais que estiveram organizados, com responsabilidade, respeito e união, nesta luta. O sindicato só é forte quando o funcionalismo caminha junto. Temos ainda muito que conquistar -, ressaltou Valéria Rodrigues, membro da diretoria do SINSPMAR. 








Comentários