ENFERMAGEM EXIGE RESPEITO!

Na manhã de hoje, quase cinquenta profissionais da saúde, entre auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem e recepcionistas, se juntaram ao SINSPMAR para cobrar do executivo o pagamento das horas extras, uma definição quanto à jornada de trabalho mensal e garantias sobre o pagamento do ticket-refeição aos plantonistas. A categoria demonstrou toda a sua insatisfação com as condiçõess de trabalho que estão enfrentando no dia-a-dia e exigiram que providências sejam tomadas urgentemente para preservar a saúde e os direitos dos trabalhadores.

O SINSPMAR deixou claro sua posição totalmente contrária à implementação de 7 plantões mensais, visto que todos os plantonistas já tem sua vida organizada para a carga de trabalho a que são submetidos, cumprindo sempre o que foi ora acertado desde que esses servidores iniciaram seu vínculo com o executivo. A prefeitura já está em dívida com esses servidores, pela falta de pagamento das horas-extras do último mês. É preciso deixar claro que todos os funcionários fizeram essa complementação do seu expediente acreditando que receberiam a recompensa justa. Sem qualquer comunicado, lhes foi cortado esse direito depois desse trabalho já ter sido executado. Nesta reunião de hoje, houve o comprometimento por parte do executivo em pagar essa dívida o mais rápido possível. Que assim seja!

Com relação ao ticket-alimentação para os plantonistas, a Fusar informou que vai promover uma normatização interna que legalize esse direito. Mas como o prazo deverá ser de aproximadamente 1 mês, houve a promessa de se fornecer quentinhas nesse período, que não será feita pela atual empresa responsável por este serviço, em virtude da rejeição maciça dos servidores.

O terceiro assunto do dia girou em torno da definição da carga horária mensal desses profissionais. Diante da falta de organização da prefeitura para honrar com seus compromissos, foi proposto o cumprimento de 175 horas de trabalho por mês, o que compromete toda vida profissional desses servidores. Amparados pela lei, os profissionais do plantão têm direito a um segundo vínculo e para tanto precisam de certa disponibilidade de horário. Essa mudança inviabiliza o regime de plantão.

Para tentar resolver a situação, já está marcada uma nova reunião na Superintendência da Fusar, segunda à tarde, com o objetivo de negociar junto ao COREN-RJ uma maneira de adequar o município dentro da lei das 30 horas semanais para a enfermagem. Mas de qualquer forma, os servidores já ficam cientes que o momento é de protesto e muita união. O SINSPMAR já está confeccionando um material para os trabalhadores estamparem sua indignação pela forma como estão sendo tratados. Não podemos deixar que essa situação continue. Vamos à luta. Juntos Somos Fortes!

Comentários