FISSERP-RJ PROMOVE GRANDE ENCONTRO DE SINDICATOS EM PARATY

Na última sexta, 2, a FISSERP-RJ (Federação Inter-Sindical de Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro) realizou um grande seminário na sede do Sindicato dos Servidores Municipais de Paraty, SIMPAR, no bairro Mangueira. Mais de 10 entidades sindicais de todas as partes do estado compareceram para o encontro, que permitiu a troca de experiências entre as representações e a consolidação da FISSERP-RJ como instrumento mobilização política e sindical no que tange às negociações com o executivo em busca de melhores condições de trablaho para os servidores do Norte ao Sul do Rio de Janeiro.

Na cidade que sediou o evento, são 330 os servidores sindicalizados, o que representa aproximadamente 1/3 dos 950 servidores que integram a administração municipal. Quem representou a entidade local, SIMPAR, foi o seu presidente, Marcelo Assis, que se emocionou ao falar das dificuldades que vem passando para defender seus associados. Para citar uma grande preocupação, ele apontou a demora do executivo em convocar os aprovados do último concurso; e como grande conquista recente, ele revelou a luta bem-sucedida da entidade para impedir a aprovação do regime próprio de previdência na Câmara.

Eliezir Marchiote, como presidente do SISEPNAT, de Natividade, que tem um dos sindicatos com maior percentual de adesão de servidores no estado, 600 sindicalizados, num total de 800 servidores, falou da importância de se manter um controle rígido sobre as ações do executivo no que diz respeito aos seus funcionários, evitando que determinadas manobras possam prejudicar os servidores. Outro que já conseguiu mobilizar uma grande quantidade de servidores para a entidade de seu município foi o presidente da representação dos servidores de Itaocara, Gelsimar Gonzaga. Ele foi além e já está se lançando candidato à prefeitura e fez questão de reforçar para os sindicalistas presentes da necessidade de eles se posicionarem de uma maneira incisiva na estrutura do poder, afim de garantir força à luta da classe.

O advogado Alexandre Barenco, responsável pela assessoria jurídica do SINSPMAR e de várias entidades no estado, ministrou um palestra para os convidados sobre as principais ações que devem nortear as negociações de um sindicato de servidores municipais e como as diretorias devem se organizar para garantir conquistas aos seus associados. Ele falou sobre a importância da participação dos sindicatos na criação do PCCR de cada município, de como é interessante acumular causas na Justiça contra o executivo, afim de forçar uma negociação, afirmou que é fundamental inflamar uma Assembleia para fortalecer a categoria e a entidade; e reforçou o papel estratégico do servidor de um município, ou seja, como a entidade pode se tornar um fiel na balança na hora de se definir os rumos da sociedade. "Servidor é a categoria mais relevante para um município. É uma força política e econômica, mas fica subjugado" disse Barenco.

Já o presidente da FISSERP-RJ e do SINSPMAR, Daniel Neves, garantiu que a entidade vem buscando se organizar e se fortalecer a cada dia. Como já vêm ocorrendo, a FISSERP-RJ quer estar cada vez mais presente nas mesas de negociações em todo o estado, com o objetivo de amparar um número cada vez maior de servidores. Ele agradeceu a presença de todos pelo esforço e comprometimento com a categoria e com os outros sindicatos. "Foi uma conquista estar aqui hoje. É importante estar com a nossa Federação bem organizada" ressaltou Daniel.

Participaram do encontro, além dos já citados: Agnaldo Motta, presidente do SINDSPMM, de Miracema, Rejane Couto, presidente SINDFPMP, de Piraí; João Antônio Robaina, representando o SISEP, de Cambuci; Ademir Malafaia, presidente do SINFUNSERMI, de Itaperuna; Edualdo Barros, presidente da SINSECAN, do Cantagalo; Marcos Germino, vice-presidente da FISSERP-RJ e presidente do SINFESMUP, de Pádua; e Alair Amaro, vice-presidente do SINDFESP, de Laje do Muriaé, entre outros convidados que também representaram os sindicatos presentes. De Angra, compareceram o secretário da FISSERP-RJ, Arlindo Lacerda, a segunda secretária do SINSPMAR, Naiady Knoeller e Siderley.

Comentários