CEREST-BIG DEFINE METAS PARA 2012

O Conselho Gestor do CEREST-BIG (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Baía da Ilha Grande) se reuniu pela segunda vez no ano, na manhã desta segunda, 27, na sede do SINSPMAR, rua professor Lima 113, para discutir as metas propostas para o ano de 2012. De Mangaratiba, vieram ao encontro, representantes do Programa de Saúde do Trabalhador, como o coordenador Fausto Modeiro e a técnica Cleide Lopes, um integrante do Controle Social, o suplente Clébio de Oliveira e os técnicos do CEREST, Luís Estelita e Jaílton Mendes. De Angra, estavam presentes, a coordenadora do CEREST-BIG, Daniela Amorim, a Conselheira Representante dos Profissionais do CEREST-BIG, Vera Lúcia Lucas, o assessor do Sindipetro-RJ, Sérgio Ribeiro, e os diretores do Sinspmar, Daniel Neves, Arlindo Lacerda, que foi escolhido coordenador do Conselho no último encontro, Naiady Knoeller e Celso Lara.

Em pouco mais de 1 hora de apresentação, a coordenadora do CEREST-BIG, expôs para o Conselho as linhas de atuação da entidade que deverão ser implementadas, afim de garantir toda a estrutura necessária para manter a saúde do trabalhador preservada, com um atendimento adequado às patologias decorrentes de cada atividade. Num primeiro momento, a ideia é capacitar e sensibilizar os profissionais da rede básica para as especificidades do atendimento às doenças provocadas pelo trabalho, ampliando e qualificando os serviços da sáude prestados nas unidades municipais. Em Angra, os agentes comunitários já passaram por essa especialização. Agora, a proposta é atingir os enfermeiros e médicos de Angra, e os agentes comunitários, enfermeiros e médicos de Mangaratiba.

No que diz respeito aos profissionais de vigilância sanitária, a intenção é capacitá-los, para que eles possam, no momento da visita aos ambientes de trabalho, verificar também as condições de trabalho à que os trabalhadores estão sendo submetidos. Já foi feita uma solicitação nesse sentido e poderá ser realizado ,assim que a proposta for aprovada, um curso para qualificar os vigilantes. A coordenação desse programa deverá ser feita pelos Sindicatos membros, que são responsáveis pelo Controle Social do CEREST-BIG.

No que concerne à estrutura física, o objetivo é lutar por uma sede que atenda às necessidades da entidade, onde possam haver técnicos ,para cuidar da manutenção de equipamentos, e meios de comunicação, para o contato permanente entre os representantes da três cidades que compõem o Conselho Gestor. Nessa linha, a proposta é manter um Centro de Especialidades Médicas que atenda ao trabalhador com qualidade. A partir da implementação dessa unidade, a intenção é realizar convênios com laboratórios, para realização de exames.

Comentários