Realização de Exames periódicos proposto pelo SINSPMAR em pauta social vira realidade para o SAAE.

No dia 07 de julho, o SINSPMAR esteve presente na Sede do Ateneu Angrense de Letras e Artes para a entrega do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) do SAAE. O Laudo foi desenvolvido através de uma parceria entre o SESI, FIRJAN e outras entidades. “A realização de exames periódicos está na nossa pauta social desde o 2007 e com esses laudos, sem duvida iremos diminuir e em alguns casos eliminar os riscos do ambiente de trabalho do trabalhador. A conseqüência desse processo é a melhoraria da qualidade de vida e saúde dos nossos servidores.” Garante o presidente do Sindicato dos Servidores, Daniel Neves.

O laudos técnicos como os de insalubridade, periculosidade e das condições ambientais de trabalho (LTCAT), além do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) foram elaborados pelo SESI - Serviço Social da Indústria., no período de outubro a dezembro do ano passado através de trabalho de campo nas unidades do SAAE dentro do município.

Para o sinspmar, este não é apenas um grande avanço na historia de uma entidade tão nova como o SAAE, mas o pagamento de uma divida com trabalhadores que dedicam suas vidas ao serviço público e apenas passam pelo exame admissional.

Vinculado ao PPRA estão os laudos de:

- INSALUBRIDADE que verifica se o profissional está exposto a atividades consideradas insalubres e que fixa adicionais de 10% a 40%;
- PERICULOSIDADE que avalia atividades que são consideradas perigosas, como as relacionadas a explosivos, inflamáveis, radiações, sistemas elétricos etc, e fixa um adicional de 30%;
- LTCAT - Laudo Técnico Condições Ambiente de Trabalho – LTCAT, que é um laudo que se aproxima a insalubridade, mas o diferencial é que considera a insalubridade e a periculosidade em casos de aposentadoria especial ( que ainda não está regulamentada no município).
- PCMSO visa ao atendimento integral à saúde do trabalhador e estabelece a obrigatoriedade de alguns exames, como admissional, demissional, periódico, de mudança de função e para ausência superior a 30 dias.

Os principais fatores de risco que insidiram na elaboração dos laudos são: biológicos, físicos e químicos e os principais agentes de risco identificados foram cloro, ruído e fumos metálicos (fumaça liberada pela solda). O PPRA inclui ainda um plano de metas e ações com um prazo de 12 meses para implantação, visando ajustes que minimizem ou eliminem esses agentes de risco.

Comentários