CEREST-BIG DEFINE METAS PARA 2012
Em pouco mais de 1 hora de apresentação, a coordenadora do CEREST-BIG, expôs para o Conselho as linhas de atuação da entidade que deverão ser implementadas, afim de garantir toda a estrutura necessária para manter a saúde do trabalhador preservada, com um atendimento adequado às patologias decorrentes de cada atividade. Num primeiro momento, a ideia é capacitar e sensibilizar os profissionais da rede básica para as especificidades do atendimento às doenças provocadas pelo trabalho, ampliando e qualificando os serviços da sáude prestados nas unidades municipais. Em Angra, os agentes comunitários já passaram por essa especialização. Agora, a proposta é atingir os enfermeiros e médicos de Angra, e os agentes comunitários, enfermeiros e médicos de Mangaratiba.
No que diz respeito aos profissionais de vigilância sanitária, a intenção é capacitá-los, para que eles possam, no momento da visita aos ambientes de trabalho, verificar também as condições de trabalho à que os trabalhadores estão sendo submetidos. Já foi feita uma solicitação nesse sentido e poderá ser realizado ,assim que a proposta for aprovada, um curso para qualificar os vigilantes. A coordenação desse programa deverá ser feita pelos Sindicatos membros, que são responsáveis pelo Controle Social do CEREST-BIG.
No que concerne à estrutura física, o objetivo é lutar por uma sede que atenda às necessidades da entidade, onde possam haver técnicos ,para cuidar da manutenção de equipamentos, e meios de comunicação, para o contato permanente entre os representantes da três cidades que compõem o Conselho Gestor. Nessa linha, a proposta é manter um Centro de Especialidades Médicas que atenda ao trabalhador com qualidade. A partir da implementação dessa unidade, a intenção é realizar convênios com laboratórios, para realização de exames.
Comentários
Postar um comentário